Saúde distribui kits informativos sobre Hepatites Virais a 79 cidades de MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) através da Coordenadoria do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais iniciou a distribuição dos materiais informativos aos 79 municípios referentes ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado na terça-feira (27). A data tem por objetivo atrair a atenção da população, incentivando o diálogo e alertando sobre a importância dos exames para identificação das doenças.  Os materiais poderão ser retirados na SES das 8h às 17h30.

Conforme a SES, serão distribuídos kits informativos e preservativos, além dos materiais de divulgação da campanha para reforçar as ações em cada município.  De acordo com o Programa os informativos auxiliam na conscientização das ações de prevenção. Além dos informativos, o trabalho conjunto à base de dados registrado no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN) é de grande importância para a Vigilância Epidemiológica monitorar o aumento de doenças e mover ações e campanhas referentes à prevenção.

Já o tratamento das hepatites é realizado em dois locais de referência em Mato Grosso do Sul, Hospital Dia Esterina Corsini no HU e no Centro Especializado em Tratamento de Doenças Infecciosas e parasitárias (CEDIP). As Hepatites A e E são de transmissão fecal-oral, tem sua forma de transmissão relacionada a condições de saneamento básico. Já nos casos de hepatite B sua maior forma de transmissão é sexual hepatite C e D com transmissão parenteral e compartilhamento de objetos contaminados (tatuagem, seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de manicures) com menor freqüência por transmissão sexual.

Nos últimos cinco anos os casos de hepatite A aumentaram em 2014 (105), e nos casos de hepatite B e C houve uma inversão histórica (164 e 218). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 3% da população mundial pode estar infectada com o vírus da hepatite C. Estima-se que cerca de 170 milhões de pessoas estejam cronicamente infectadas, e destas, cerca de 350 mil morrem, por ano, no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), 1,5 milhão de pessoas convivem com a hepatite C, a forma mais grave da doença.

Serviço – Maiores informações através do Programa de DST/ AIDS e Hepatites Virais pelos telefones: (67) 3318 1664/ 1693/ 1601.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também