Santa Casa convoca com urgência doadores de todas as tipagens sanguíneas

Segundo maior ponto de coleta de Mato Grosso do Sul, o Hemonúcleo da Santa Casa de Campo Grande, está convocando doadores de todas as tipagens sanguíneas após constatar estado crítico no estoque das bolsas de sangue devido ao período de férias.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Luciane Vieira Miranda, em dias normais, o Hemonúcleo recebe no mínimo de 40 a 60 doações de sangue. “Mas, tem épocas do ano que as doações são críticas como no carnaval, final do ano e começo de ano e período de férias. Muita gente viaja e não comparece para doar”. O hospital recebe em média, 500 doações no mês, e realiza 1200 transfusões de sangue no mesmo período.

Para doar, é recomendado que a pessoa pese no mínimo 55 kg, ter um bom estado de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas assim como alimentos gordurosos, estar bem alimentado, ter ingerido pelo menos 1 litro de água antes da doação e ter uma boa noite de sono.

Benefícios: desconto de 50% em shows e cinemas, concursos públicos estadual, municipal e federal o doador fica isento da taxa de inscrição e prioridade em filas. O Hemonúcleo está atendendo somente no período da manhã das 7h30 às 11h30 de segunda a sexta-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também