Samsung Galaxy Note 4 é grande em tudo

Phablets são dispositivos híbridos, que combinam características de smartphones e tablets. Eles geralmente têm telas com dimensões entre 5 e 7 polegadas, com desempenho superior ao de celulares e funções de telefone, bloco de notas e caderno de desenhos. No caso do Galaxy Note 4, a Samsung realmente soube unir força e sofisticação, construindo um dispositivo top de linha. No Brasil, o aparelho sai por 2.899 reais, um pouco salgado se pensarmos apenas em um smartphone, mas um ótimo negócio para usuários que precisam das funções de um tablet e celular inteligente no mesmo aparelho.

A primeira característica que chama atenção é, é claro, o tamanho: tela de 5,7 polegadas (o iPhone 6 Plus tem 5,5 polegadas). O ponto seguinte de destaque é a qualidade e a beleza dos acabamentos, com linhas finas cromadas nas arestas (inclusive nos botões) e uma capa traseira com textura que imita couro.

Ao ligar o aparelho, outra excelente surpresa. A nitidez da tela e a qualidade das cores saltam aos olhos. A tela é um Super AMOLED Quad HD (2.560 x1.440 pixels, com 515 ppi), com resolução muito superior à de uma TV fullHD (1.920 x 1.080 pixels). Além da nitidez, a tela oferece alto brilho e contraste, o que deixa as cores (16 milhões) mais vivas do que em geral se vê em aparelhos da categoria. O touch tem desempenho excepcional.

Graças aos dois processadores (Cortex-A53 quad-core de 1,3 GHz e Corterx-A57 quad-core de 1,9 GHz), que funcionam como um octacore, e aos 3GB de memória RAM, o smartphone não travou durante os testes, mesmo com vários aplicativos abertos.

Outro destaque é a S Pen, caneta embutida no aparelho que pode substituir o toque na tela e que ajuda muito em tarefas como desenhos e até mesmo para escrever à mão livre. Com 11 cm, a caneta tem dimensão adequada para o uso e um botão central para ativar funções em aplicativos.

Através do Comando Suspenso, é possível usar a canela a uma distância de até 1cm em relação à tela, evitando assim o contato. O desempenho, contudo, melhora quando tela e caneta estão em contato: é possível capturar os mínimos detalhes do traço.

O reconhecimento de comandos por voz também é bom. Em alguns casos, é possível falar com bastante naturalidade. Em outros, é preciso verificar qual é frase/comando correto para executar a ação específica. É possível abrir todos os aplicativos instalados, mas não websites durante a navegação.

O aparelho conta com aplicativos exclusivos, disponíveis na loja da Samsung. Alguns deles já vêm instalados, caso do S Health, que permite o acompanhamento de funções do organismo por meio da medição de frequência cardíaca, nível de stress e oxigenação do sangue e também dos dos hábitos (inclusive alimentares) do usuário.

A medição de frequência cardíaca, nível de stress e oxigenação do sangue é feita pelo sensor traseiro, próximo à câmera. A contagem de passos é feita pelos sensores de movimento e acelerômetro. Enquanto a medição cardíaca demora muito para ser realizada e, às vezes, não funciona, a contagem dos passos é bastante precisa: pode-se fazê-la com o aparelho dentro do bolso, por exemplo.

A câmera do Galaxy Note 4 também é muito boa. A qualidade das fotos com os 16 MP e estabilizador óptico da câmera traseira e os 3,7 MP da câmera frontal dão conta do recado, principalmente na hora do vídeo, quando também é possível tirar fotos enquanto se filma ou filmar a 60 quadros por segundo. Além de recursos como foto panorâmica e foco seletivo, a câmera possui alguns bons filtros, foto sequencial e temporizador, ISO e exposição ajustáveis, balanço de branco e HDR além de obedecer a comandos de voz.

Um charme do aparelho é o recurso de múltiplas janelas, que permite executar simultaneamente dois aplicativos, com a tela dividida. Dessa maneira, é possível navegar pela internet ou assistir a vídeos sem sair do Facebook, por exemplo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também