Renovação do passe tem baixa procura e apenas 24% receberá cartão antes do inicio das aulas em CG

A comunidade escolar que ainda não esteve atenta para requerer ou ter a renovação do passe do transporte coletivo gratuito em Campo Grande, deve se apressar na realização do processo, para tentar receber o cartão ainda no começo do ano letivo, que será aberto em 09 de fevereiro. O cadastro, que está em andamento há mais de um mês, tem uma remessa de cartões programada a ser entregue no próximo dia 03, e outra no dia 23, duas semana após inicio das aulas.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) abriu o cadastramento digital do passe do estudante na Capital, desde 10 de dezembro, bem como ao recadastramento, dos 58 mil estudantes já usuários em 2014. Conforme a chefe do núcleo de Controle de Isenção do Transporte Coletivo, Edna Candido da Silva, do total e renovado, nos últimos 30 dias, se conclui que a procura foi baixa, pois apenas 24% dos estudantes receberão seus cartões, em primeira remessa, no dia 03. Os interessados devem acessar o site passe.capital.ms.gov.br .

O processo segue até 10 de março, de acordo com a própria Lei 3026/93 e o decreto 8284/2001, que rege a adoção do passe escolar na Capital. Contudo, aqueles que fizeram o processo em primeiro lugar, recebem o cartão, o quanto antes, como terá a primeira remessa programada a ser entregue antes do inicio das aulas, no dia 03. Os demais, ou de acordo com pedido realizado, receberão o passe no decorrer das aulas já em andamento, com previsão de março e abril. "Assim, o deixar para última hora, é prejudicial para receber a gratuidade desde o inicio do ano letivo e deixar de pagar o transporte até a escola. Dos 58 mil já usuários, apenas 13,9 mil fizeram a renovação, 24%, que terão o passe entregue antes do primeiro dia de aula. As datas para começara usar o passe neste ano será o dia 03, e, em 2º remessa dia 23/02, 3º remessa dia 16/03 e 4º remessa dia 13/04", apontou Edna.

O benefício pode ser solicitado por qualquer aluno regularmente matriculado em instituição de ensino fundamental, médio, superior e cursos técnicos profissionalizantes das redes públicas e particulares, que resida a uma distância igual ou superior a dois quilômetros da unidade escolar. Os alunos que irão se recadastrar não terão que levar toda documentação novamente, mas devem levar nova e boa foto 3×4, colorida e com boa definição, pois a partir deste ano será aplicada tecnologia de reconhecimento facial. A implementação do sistema facial, é para fiscalização que contará com tecnologia para maior controle da utilização do passe do estudante e viabilizar aos beneficiados uma fiscalização eficiente.

Os interessados devem acessar o site passe.capital.ms.gov.br ou o link que estará disponível no site da prefeitura http://www.pmcg.ms.gov.br/ e preencher o formulário com dados pessoais. Após o preenchimento do cadastro, o estudante deverá imprimir o número do protocolo e entregar na instituição de ensino os seguintes documentos: cópia do CPF (se o aluno for maior de idade, cópia do seu CPF, se menor, cópia do CPF da mãe ou responsável); comprovante de residência atualizado, em até 90 dias, ou declaração de residência de próprio punho; cartão do estudante; uma foto 3×4 colorida recente e o comprovante de pagamento da guia, retirada em qualquer terminal de transbordo (para os novos alunos ou nos casos de segunda via).

Trajetos

O estudante terá direito de optar por no máximo seis linhas diferentes que atendam ao itinerário residência/escola e escola/residência. Será considerada a sua passagem por uma catraca no terminal de transbordo, quando for o caso, como escolha de uma linha.

O aluno terá direito no máximo a duas viagens diárias para deslocamento residência/escola e escola/residência, entendendo-se como cada viagem um acesso ao bloqueio eletrônico existente no ônibus ou terminal de transbordo, sendo que novo acesso ao bloqueio eletrônico somente será válido depois de decorridos, no mínimo, 30 minutos.

Serviço

O aluno ou responsável deve buscar a atendimento na Rua Visconde de Taunay, 318 – Amambai. Outras informações pelo Tel.: (67) 3314-3446 / 3314-3447 – Passe do Estudante.

• Horário de atendimento: das 8h às 11h e das 13h às 16h
• E-mail: [email protected]
 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também