Rádio 104 FM fortalece jornalismo e abre programação para prestação de serviços

Mais interativa, a Rádio 104 FM preserva o foco de valorização da música regional, fortalece o jornalismo e abre programação para a prestação de serviços ao cidadão, além de agregar informações de caráter institucional.

A nova grade foi discutida nessa semana pelo diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, com todos os servidores da 104 FM. De acordo com Bosco Martins, a repaginação da programação das emissoras do Estado segue determinação do governador Reinaldo Azambuja. “A rádio é um canal aberto e sua programação deve ser voltada para todos os públicos, de A a Z. A par das novidades em sua grade, está resgatando programas cativos e passou a fazer abordagens de interesse e de utilidade pública, além de comunicados institucionais”.

Segundo Bosco Martins, para a ativação da grade de programação em todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo, a 104 FM conta com o apoio de vários segmentos do meio cultural, como o Sindicato dos Músicos e Associação dos Músicos do Pantanal. O processo de resgate da emissora inclui também a recomposição do seu acervo. “Nos últimos anos a rádio estava sendo operada apenas com um playlist no computador. Agora a emissora está pulsante e bastante interativa. Depois que os novos programas foram ao ar, cerca de 150 pessoas ligam diariamente para a emissora, seja para participar, elogiar ou criticar. A emissora está se transformando em um grande fórum de debate sobre a produção regional”, destaca Bosco Martins.

Segundo o diretor-presidente das emissoras do Estado, a nova programação mobiliza 80% dos locutores do quadro efetivo da Fertel. O restante é fruto da cooperação mútua com entidades e instituições. “O governador Reinaldo Azambuja determinou que nesse processo fossem convocados músicos e operários da cultura para reforçar o perfil da emissora”, lembra.

A recomposição do acervo musical, por exemplo, conta com o apoio de Carlos Luz, dono da maior coleção de músicas regionais, em vinil e em mídia digital. Outro colaborador no trabalho de resgate do acervo da música regional é Moacir Saturnino de Lacerda, compositor, vocalista e percussionista do Grupo Acaba. Bosco lembra que todos os arquivos do Grupo Acaba foram apagados.

O Grupo Acaba teve inúmeras participações no programa Som do Mato, produzido pela TVE. “Estamos construindo uma parceria muito forte com os músicos para restabelecer o acerto e a partir da nova grade dar grande visibilidade e audiência à produção regional, que é uma das mais ricas”, diz o diretor-presidente da TVE e 104 FM.
 
(Edmir Conceição dos Santos – TVE)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também