Próxima Parada: Finlândia : Conheça o país que abriga a terra do Papai Noel

Você sabe o que o Angry Birds e o Papai Noel têm em comum? A Finlândia! Enquanto a série de jogos foi criada por uma empresa finlandesa (a Rovio), o ícone do Natal vive em uma das cinco províncias do país: a Lapônia. Mas a Finlândia tem ainda muito mais a oferecer e hoje você vai conhecer um pouquinho dela no Próxima Parada.

O país é repleto de paisagens belíssimas e lugares para se aproveitar no verão e no inverno, apesar de a estação quente ser mais curta.

A população (a total é de cerca de 5,3 milhões de habitantes) se concentra no sul do país, justamente pelo motivo do norte ser extremamente frio. É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia, tendo apenas 16 habitantes por km².

Esse país nórdico da Europa, situado na região da Escandinávia, faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia. Para quem deseja conhecer o país, a capital Helsinque é o principal ponto de entrada para a maioria dos visitantes. Na cidade, os visitantes vão encontrar os melhores museus do país, galerias de arte, restaurantes e lojas. São muitas atrações culturais para escolher e alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade incluem o Finlandia Hall, a arquitetura em torno Praça do Senado, a Fortaleza de Suomenlinna e a igreja de pedra de Temppeliaukio kirkko.

O Museu Nacional da Finlândia e o Museu Nacional de Arte finlandesa também são imperdíveis. Ao norte de Helsinque fica o castelo medieval de Hameenlinna, enquanto a oeste está Turku, a antiga capital da Finlândia.

Aqueles que procuram se aventurar mais longe podem encontrar uma paisagem de florestas e lagos para registrar boas fotos ou até praticar esportes radicais.

A cena gastronômica da capital também é extensa e bem variada. Há aproximadamente 1.300 restaurantes em Helsinque. No entanto, os visitantes da cidade devem definitivamente experimentar a culinária local e uma das melhores maneiras de fazer isso é olhar para o 'Menu de Helsinque', que é oferecido por um número crescente de restaurantes.

Outras cidades

A cidade de Tampere também é uma das mais bonitas e visitadas do país. Ela foi fundada em 1779 para produção industrial, sendo agora a terceira maior cidade da Finlândia (a maior cidade do interior na Escandinávia) e líder na indústria do país.

Tampere situa-se entre dois lagos, sendo uma cidade conhecida por sua vida cultural ativa com um teatro ao ar livre, vários festivais de música, bares e restaurantes badalados. Além de seus teatros, que têm uma reputação internacional, uma boa dica de visita é a moderna Biblioteca Municipal, o Museu de Lenin, inúmeros parques e lagos e o parque de diversões Särkänniemi.

Sim, na Finlândia é possível observar de forma totalmente nítida esse espetáculos dos céus! A Finlândia é, talvez, o principal país do mundo para ver estas belas cortinas de luzes esverdeadas. E o melhor lugar para fazer as observações é na Lapônia, a terra do Papai Noel, que é uma das províncias da Finlândia.

No norte, entre setembro e março, os visitantes têm um belíssimo show de luzes praticamente garantido se o céu estiver claro e aberto. Uma vasta gama de hotéis no norte atendem especificamente às pessoas que desejam apreciar a Aurora Boreal. Além disso, o Instituto Meteorológico da Finlândia permite que você se cadastrar gratuitamente para receber emails de aviso sobre quando as luzes irão aparecer. Prático, não é?

A tradição do Natal

Falando em Papai Noel, a cidade tida como a da figura natalina na Finlândia (na região da Lapônia) é Rovaniemi, onde existe até uma casa especial do bom velhinho em que ele recebe visitantes durante o ano inteiro. Além disso, durante a época de Natal, existem diversos desfiles de rua e comemorações especiais relacionadas à terra do Papai Noel.

Outras curiosidades

Há exatamente 187.888 lagos e 179.584 ilhas dentro do território da Finlândia. Ambos são recordes mundiais;
O Túnel de água Päijänne, com 120 quilômetros, é o maior da Europa e segundo maior do mundo;
A Finlândia foi uma das últimas regiões da Europa a ser cristianizadas, no século 12;
A Finlândia é um país independente desde 1918. Antes, ele pertencia à Rússia e Suécia;
De acordo com o relatório de 2007 da UNICEF sobre o bem-estar infantil nos países ricos, a Finlândia tem o mais alto nível de realizações acadêmicas de todos os países pesquisados em leitura, matemática e ciências;
Desde 2004, a Finlândia tem regularmente sido classificada como segundo ou terceiro melhor país para o Estado de Mães do Mundo pela Save the Children;

Os finlandeses são os maiores consumidores de café do mundo, consumindo cerca de 10 quilos por pessoa ao ano;
De acordo com um estudo do World Audit, a Finlândia é o país menos corrupto e mais democrático do mundo desde 2012.
A Finlândia tem sido classificada em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade Ambiental. Ela também ficou em primeiro lugar para a realização tecnológica pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A Nokia Corporation (uma empresa finlandesa) foi a maior fabricante do mundo de telefones celulares entre 1998 e 2012, com uma quota de mercado global de mais de 35% entre 2006 e 2009.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também