Promessa para 2016, Charles Chibana confirma favoritismo no Pan e leva o ouro

Aos 25 anos, Charles Chibana, número 9 do ranking mundial, fez sua estreia em Jogos Pan-Americanos com uma medalha de ouro, em Toronto. O brasileiro descendente de japoneses venceu o canadense Antoine Bouchard – décimo-sexto no ranking – na final da categoria meio leve (até 66 quilos) e levou a segunda medalha de ouro do Brasil na competição de judô. Neste sábado, Érika Miranda havia conquistado o título na categoria ligeiro. O bronze dos meio-leves ficou com o argentino Fernando Gonzalez.

Em seu caminho à final, Chibana superou nas quartas Gustavo Lopez Aguilera, de El Salvador, que nem aparece na lista dos melhores do esporte, com um ippon após 1min11 de luta. Pouco antes, Chibana havia perdido a lente de contato no meio da luta, mas rapidamente se recuperou e finalizou o adversário. Na sequência, despachou o venezuelano também sem ranking Sergio Mattey com dois wazaris seguidos, que geraram o ippon, em menos de 1 minuto de combate.

Na decisão, o trabalho foi dobrado. O brasileiro teve de usar o tempo para garantir a vitória sobre Bouchard. Chibana se manteve firme na base para frear o ímpeto do adversário, bem agressivo. Mais baixo que o judoca dono da casa, Chibana por vezes parecia perder o equilíbrio, e contra-atacava com força descomunal. No fim, conseguiu outro ippon a cerca de um minuto do fim e garantiu o título pan-americano em sua primeira participação nos Jogos.

O judô brasileiro já havia começado bem neste sábado. Além do ouro de Érika Miranda, Nathália Brígida ficou com o bronze entre as judocas de até 48kg, batendo Diana Cobos, do Equador; e entre os homens, Felipe Kitadai ficou com a prata no peso ligeiro ao cair diante do equatoriano Lenin Preciado na final. Nas outras disputas deste domingo, a carioca Rafaela Silva garantiu o bronze do feminino na categoria leve. A decepção foi Alex Pombo, que não conseguiu medalha no leve masculino.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também