Projeto Movimente-se é opção gratuita para sair do sedentarismo

O exercício físico regular faz bem ao corpo e à autoestima. Contudo, não é um dos hábitos mais fáceis de incluir na rotina. A maioria das pessoas começa, e para, os famosos “projeto verão”. Em Campo Grande é possível encontrar diversas opções de atividades físicas, em vários horários e locais, de graça. 

O Projeto Movimente-se, da Fundação Municipal de Esportes, incentiva e estimula a prática de atividades físicas, para contribuir para a saúde e para o bem-estar da população. 

São diversas modalidades, desde ginástica, hidroginástica, pilates, natação e até práticas orientais para equilíbrio mental e físico.

E os esportes são voltados à todas as idades. Metade das crianças e dos adolescentes brasileiros não pratica atividade física de acordo com o tempo ideal preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de meia hora por pelo menos três vezes por semana. 

“O esporte previne doenças e contribui para o bem estar de todas as faixas etárias. Temos diversas modalidades, como judô, basquete, hidroginástica”, explica Valéria Cristina Calhao Silva, coordenadora do Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho, onde as atividades começam às 6h e vão até às 19h.

A pessoa pode se considerar um sedentário a partir do momento que não estiver disposto a praticar atividades físicas. Até mesmo uma simples caminhada até a padaria da esquina se torna algo cansativo. Isso é um grande indício de sedentarismo. 

"É fundamental a prática de esportes, ainda mais em lugar bonito como o Belmar Fidalgo. E tudo de graça", comenta Ruth Lenzileger, aluna das aulas de ginástica da praça esportiva Belmar Fidalgo. Toda segunda, quarta e sexta, no início da manhã, a aula motiva e anima quem passa. 

Outra modalidade oferecida pelo projeto é o Tai Chi Chuan, que alivia o estresse, melhora a coordenação motora e até mesmo o sono. Com aulas em vários polos, o coordenador Cícero Nogueira ressalta que o exercício “tira as energias negativas e nutre o corpo”. 

Ter uma rotina esportiva é difícil, porém apresenta importantes benefícios em diversas áreas: aumento da disposição, controle e prevenção de riscos cardiovasculares, melhora da qualidade do sono, prevenção de dores e desconfortos articulares e musculares, além da perda de peso.

"O benefício que o esporte traz não tem coisa melhor. Tendo a motivação, podemos ainda mais. A pessoa tem de ter amor interior, querer fazer algo por si, não ter preguiça e ficar entregue", ressalta Gislaine de Sá Carmelós, aluna de ginástica. 

Disciplina e atenção são dois importantes aliados para que estes benefícios sejam percebidos, gradativamente, no seu dia a dia. Com várias opções, locais e horários, com certeza ficará mais fácil para você fazer parte do Movimente-se! 

Confira a agenda completa das atividades físicas clicando aqui.
http://www.capital.ms.gov.br/funesp/canaisTexto?id_can=6777

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também