Projeto de revitalização do Mercadão Municipal tem inicio

A Prefeitura de Campo Grande e a Associmec (Associação dos comerciantes do Mercado Municipal Antônio Valente), o Mercadão, iniciaram na manhã desta quarta-feira (28) a primeira fase da revitalização do centro comercial, conforme acordo com prefeito Gilmar Olarte e mercadistas, realizado há dez dias. Hoje, foram iniciadas as obras e reestruturação viária das ruas 15 de Novembro, 7 de setembro e Anhandui. Será fechado o trânsito na 7 de Setembro no trecho entre Via Morena e a Travessa José Bacha. A entrada no estacionamento do mercadão será feito por uma faixa  no contra-fluxo que será aberto no Rua Anhandui. No último dia 17, o chefe do executivo garantiu a execução do projeto em sua administração, por etapas. A posição foi adotada durante reunião com direção da Associação, para tratar da retomada e análise de adequações ao projeto. 

A partir de amanhã (29), a rua Anhanduí se tornará mão única, no sentido bairro/centro. Por conta dessa medida, o novo portão de acesso ao estacionamento do mercado será na rua Anhandui. As obras são executadas pela Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), onde hoje, a equipe derrubou o muro para instalação do novo portão e abriu talhos para adequação do solo no perimetro. Em seguida, fará a reconstrução da calçada e asfalto, para haver nivelamento com a rua. 

De acordo com Agetran (Agência municipal de Transporte e Trânsito), também serão construídos obstáculos na via para indicar a nova situação do trânsito. “Vamos colocar uma faixa dupla com taxão para indicar a obstrução, proibição de virada da rua 15 de novembro para Anhandui, onde existirá a indicação de apenas o contrafluxo para entrar no Mercadão. Serão colocadas placas de aviso e sinalização permanente do novo fluxo da via. Hoje, já fechamos a virada pela 15, para a retirada de entulhos. Mas o reordenamento começa a valer amanhã, até com possibilidade de já fecharmos também a rua 7 de setembro, aproveitando já a interrupção. Quem quiser ir sentido Via Morena, terá agora que seguir pela avenida Calógeras e virar na Fernando Corrêa ou descer até a Ernesto Geisel e voltar pela 26 de Agosto”, explicou o diretor de trânsito da Agetran, Sidney Oshiro.

A diretora-presidente da Agetran, Beth Felix, que acompanhou o trabalho de análise da planta do projeto pelos engenheiros e assessores do Mercadão, disse do cumprimento dos prazos. “Vemos aqui neste momento, o cumprimento do acordo feito pelo prefeito Gilmar Olarte e os comerciantes, dentro dos prazos certos, feitos há dez dias. Tivemos na semana passada, os dias de adequar o projeto e hoje começamos a execução, que abrange a primeira etapa com reformulação e ampliação do estacionamento, adequações dos comerciantes e da segurança dentro e fora do Mercado, como a fluidez do trânsito ao redor, que sabemos que tem problemas com a entrada na 15 de novembro e vamos resolver. Isto parece pequeno, mas muda para quem passa na rua e para quem é cliente e tem dificuldade, até deixa de entrar no mercado pelo trânsito parado ou por falta de vaga”, observou.

Para o assessor administrativo do Mercadão, Daniel Amaral, que representava o presidente da Associação do Mercadão, Cleuber Linares, este é um momento do inicio da concretização do projeto, uma reivindicação antiga. “Foi combinado há quase duas semanas e estamos iniciando, cumprindo o combinado da 1ª etapa, que faz o começo da ampliação do estacionamento, do calçadão externo e da aplicação do projeto de formação do grande complexo econômico e turístico na região, com o Mercadão, outros comerciantes do entorno, da Praça indígena. Inclusive, os Índios estão super satisfeitos com o que fornecerá de melhoria e integração com as novas estruturas”, apontou.

Estruturas mexidas

Por mexer com a estrutura viária da cidade, com fechamento de trecho da rua 7 de setembro, o prefeito Gilmar Olarte esteve na manhã do sábado (17) reunido com representantes da Associmec, na sede da entidade, para tratar do projeto, quando o prefeito pediu celeridade, nas ações para execução do projeto, que já vinha sendo encaminhado e também passou pela aprovação da Câmara de Vereadores. 

O projeto de revitalização da área do Mercadão prevê ainda a ampliação do espaço que abriga a tradicional feira indígena, que deve avançar para a rua interligando a praça ao mercado, que assim também tem garantido a ampliação das vagas de estacionamento do local.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também