Primeira-dama abre ações dos CCI com entrega de uniforme e destaque a servidor

A entrega de uniformes aos participantes do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza, na manhã desta terça-feira (24), marca o reinicio das atividades gerais nos Centros, que oferecem até 20 ações às pessoas da terceira idade. A primeira-dama de Campo Grande, Andreia Olarte, acompanhada do coordenador dos CCI da Capital, Valdir Gomes, entregou as camisetas, bem como anunciaram a programação para o decorrer de 2015, que serão desenvolvidas com a contratação efetiva de profissionais habilitados para área e valorização dos 70 funcionários, em especial aos servidores Douglas de Araujo e Jovanir Batista, que receberam promoção para desenvolver no CCI suas profissões formadas recentemente. Além das atividades diárias em diversos horários, a mais apreciada pelos idosos, o baile, recomeça nesta sexta-feira.

“Queremos destacar hoje a importância do uniforme, não como padronização, mas na identificação das pessoas dos CCI, como forma de segurança e agilidade na prestação de serviço às pessoas da terceira idade aqui dentro e, principalmente, na rua. Com isso, destacamos, nessa nossa volta, a valorização de nossos participantes, tanto pelo uniforme, como pelas atividades que se reiniciarão hoje, com profissionais capacitados, como o Douglas e a Jovanir, que serão professores de vocês a partir de agora, após começarem aqui em funções básicas. A partir de hoje, além de continuarem conosco, estarão em um degrau maior profissionalmente”, anunciou Valdir Gomes, destacando os dois servidores, que começaram na área de serviços gerais e cantina, respectivmente. Eles, que estão em fotos na galeria ao lado, buscaram formação e, agora, estão contratados, respectivamente, como Educador Físico e Pedagoga, no Vovó Ziza, um dos centros de convivência vinculado à SAS (Secretaria municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania). 

Ao todo, 2.400 idosos estão recebendo duas camisetas cada um, no CCI Vovó Ziza e no Picolé do Conjunto Estrela do Sul, sob coordenação de Valdir Gomes. A SAS também entregará o uniforme nos demais centros. “É muito bom recebermos novas roupas, estar renovando, ter novo par de camiseta, porque estamos com o antigo de 2013, que está bem gasto, mas continuo usando para ser vista em qualquer lugar”, comentou Inocência Defina, 79 anos, moradora no Jardim Moema e que há seis anos frequenta o Vovó Ziza, praticando natação e hidroginástica.

Para a primeira-dama, é obrigação do administrador público dar atenção maior às crianças e aos idosos, pelas suas necessidades especificas e exemplos que repassam. “Toda vez que venho aqui, recebo energia e saio revigorada, pelo carinho, energia e exemplo que esta terceira idade demonstra e nos dá. Muitas vezes, vejo que os senhores são mais jovens, mais vigorosos do que eu e muitos garotos. Estamos juntos para melhorar e dar a Campo Grande o melhor. E às crianças e aos idosos prioridade, pois são as meninas dos meus olhos e do prefeito. Uns porque já deram a vida, a dedicação pela cidade, e os pequenos são o futuro, a nova geração de vida e trabalho do município”, avaliou Andreia Olarte.

Exemplo

Os profissionais que foram destaque falam da oportunidade que deveria inspirar outras pessoas e setores, ao serem agentes de um exemplo pessoal e da instituição. O educador físico Douglas de Araujo, 24 anos, formado no ano passado, destaca a continuidade no serviço e valorização profissional. “Esta é uma oportunidade única, muito boa para exercer minha profissão, que recém sai da universidade. Além do emprego imediato na área, tem a continuidade de estar no mesmo lugar que já estava convivendo, que me valorizou e valorizou o trabalho e vivência já adquirida com o público, que não terá que começar tudo de novo, com nova pessoa”, apontou. 

Já Jovanir Batista, que se formou em 2013 e está há sete anos no CCI, vai desenvolver sua profissão de Pedagoga, em aulas de alfabetização, mas que não largará a contribuição dada na cantina e preparação alimentar. “Foi muito importante para mim crescer no ambiente de trabalho, onde estava em função inferior e passar para outro patamar, após muito luta pelo estudo. Será um novo crescimento, pois teremos outra função e até outras situações. É importante cada etapa, desafios para novas situações de crescimento pessoal e profissional”, avalia.

A aposentada Mirtes Gonçalves de Oiveria, 66 anos, moradora no Jardim Noroeste, se mostrou feliz em receber o uniforme e a presença dos professores amigos. “O uniforme ajuda pra vir e mostrar pra onde estou indo ou vindo. Não estraga nossas roupas. Mais um motivo para comemorar é a continuidade de nossos amigos, que não são só trabalhador aqui, mas companheiros. Que ótimo ver eles serem valorizados e, mais ainda, em continuar aqui com a gente”, declarou.

O CCI Vovó Ziza oferece as atividades em natação, hidroginástica, ginástica localizada e em dança (dançaterapia), pilates, ioga, bocha, maia, academia ao ar livre, vôlei adaptado e recreação com jogos de mesa, sinuca, xadrez, domino, dama. Como também salas de alfabetização, artes, e, curso de inglês e coral.

Atenção à Pessoa Idosa

As atividades de integração e valorização da pessoa idosa são desenvolvidas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de diversos bairros por toda a Capital, e em especial nos Centros de Convivência de Idosos, visando o fortalecimento dos laços afetivos e familiares, facilitando o convívio entre as gerações.

São mais de 3 mil idosos atendidos nos locais abaixo.

Centro de Referência de Convivência do Idoso/CCI – “Elias Lahdo”
Av. Monte Castelo S/N – Bairro Monte Castelo
Tel: (67) 3314 – 7473

Centro de Referência de Convivência do Idoso/CCI – “Edmundo Scheuneman” – Piratininga
R: Manoel da Costa Lima, 1.200 – Vila Piratininga
Tel (67) 3314-9519

Centro de Multiplas Referências de Convivência do Idoso/CMRCI-Adalgisa de Paula Ferreira – “Vovó Ziza”
R. Joaquim Murtinho, 5160 – Bairro Tiradentes
Tel:(67) 3314-3059

Centro de Multiplas Referências de Convivência do Idoso/CMRCI -"Jacques da Luz" – Moreninha 3.
R: Barreiras s/n – Moreninha III
Tel:(67) 3314-9042

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também