Prefeitura refaz pintura do Terminal Morenão e alerta usuários para colaborar com preservação

Dois dias depois de passar por manutenção, o Terminal Morenão foi totalmente pichado. Funcionários da Agência Municipal de Transporte e Trânsito e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) retornaram ao local e refizeram os trabalhos de pintura nos muros e banheiros públicos.

De acordo com a diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Elizabeth Félix, a Prefeitura agiu rápido e refez os serviços. “Nós reforçamos a segurança para evitar esse tipo de vandalismo”. O alerta, agora, é para que a população que usa o serviço colabore com a preservação da estrutura.

Para o comerciante Júlio César da Silva Elias, a reforma ficou boa. “Depois de fazer estes serviços, a Prefeitura deve reforçar a ronda da Guarda Municipal nos terminais. O poder público deve fazer os serviços e a população também pode denunciar os pichadores”, comentou.

A estudante Thais Cristina Maldonado, 16 anos, disse que todos os dias utiliza o Terminal Morenão. “Mesmo que se faça uma pequena reforma, já muda a aparência do terminal. Para quem utiliza os banheiros, agora eles estão em condições de uso. As pessoas que passam pelo terminal devem denunciar quem depreda o patrimônio público”, destacou.

Para o estudante Bruno Mateus Macie, os serviços ficaram bem feitos. “Agora. a segurança deve ser reforçada para inibir a presença dos pichadores”, opinou.

Segundo o diretor da Seintrha, Alexandre Luiz dos Santos Soares, a maior parte dos reparos acontecem à noite e de madrugada. "Somente os pequenos reparos são realizados de dia, por conta do grande fluxo de usuários. Na madrugada, os trabalhadores também têm mais segurança para realizar a pintura das muretas. Como se trata de horário com baixo volume de veículos, a Agetran pode interditar uma das vias sem prejudicar o trânsito", explica.

Denúncias contra o vandalismo

Para inibir esta prática criminosa, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp) disponibiliza atualmente de dois a três guardas municipais nos terminais, 24h por dia, sete dias por semana. Além disso, a Assetur também está instalando câmeras de segurança que irão registrar não só a ação de pichadores, mas outros crimes que possam ocorrer nas dependências dos terminais.

Independente do local, o cidadão que presenciar atos de vandalismo deve fazer sua parte acionando a Guarda Municipal, tanto pessoalmente quanto por meio dos telefones gratuitos 199 ou 153. "Se a localidade não tiver guardas municipais, o Centro Integrado de Operações da Guarda enviará uma tropa imediatamente", explica o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp), Valério Azambuja. "Mas nós estamos agindo de forma incisiva. Desde março, os atos criminosos nos terminais caíram consideravelmente, tanto as ações de vândalos como de crimes de outra natureza, tais como furtos", completa.

Etapas de manutenção dos Terminais:
1 – Morenão
2 – Bandeirantes
3 – General Osório
4 – Guaicurus
5 – Júlio de Castilho
6 – Aero Rancho
7 – Hércules Maymone
8 – Nova Bahia
9 – Moreninha

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também