Iniciada às 8h, a Feira do trabalho segue até as 17h com a oferta de diversos serviços para a população que vão desde cortes de cabelo, orientações de saúde, distribuição de mudas de plantas, a ofertas de trabalho – principal objetivo da feira.
Prestigiando o evento, o prefeito Marquinhos Trad afirmou que a Feira de Trabalho é um exemplo de união. “Que tenhamos como exemplo, que através da harmonia de todos os poderes, em nível federal, estadual e municipal, foi possível organizar essa estrutura. Aprendemos a lição que o coletivo prevalece sobre o individual”, afirmou.
Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a feira servirá de modelo para outros projetos no país. “O que aconteceu aqui vai ser multiplicado para que se realize nas outras unidades da federação. É muito importante que ações como essa se multipliquem. Os serviços aqui oferecidos possibilitam que a população conheça a estrutura pública e as próprias entidades”, disse.
Já o presidente da Câmara de Vereadores João Rocha salientou que é com criatividade que se vence os obstáculos. “É um prazer muito grande a Câmara Municipal estar participando de um vento desta grandeza, desta importância social. Além de todos os serviços que estão sendo prestados, mostramos que a crise se vence com criatividade, com esse espírito de cooperação de todos os órgãos reunidos para entregar serviços ao cidadão”, afirmou.
Anfitrião do evento, o reitor Marcelo Turine, contou que a UFMS tem hoje 20 mil alunos e 5 mil servidores. E é em nome de todos que ele parabeniza os parceiros. “Esse evento é inédito, em 55 anos de UFMS, nunca houve algo desta natureza no ambiente acadêmico, na indústria do conhecimento. Quero parabenizar todos os envolvidos”, disse.
Já o superintendente regional do Trabalho do Mato Grosso do Sul, Vladimir Struck, falou que a importância da Feira do Trabalho está no fato de ampliar os serviços oferecidos no âmbito do Ministério do Trabalho para outros do terceiro setor e demais órgãos das estruturas governamentais. “Primeiro projeto que agrega setor público, privado, terceiro setor, Sistema S, sistema sindical e todos os meios de comunicação. Estamos com 71 parceiros e temos mais 20 interessados em participar nas outras edições”, finalizou.
Em sua segunda edição, a Feira do trabalho espera receber cerca de 8 mil pessoas neste sábado, A primeira edição, realizada em junho, teve 1,8 mil pessoas atendidas e todas as vagas de empregos oferecidas pela Fundação Social do Trabalho (Funsat) foram zeradas.
Além de oferta de vagas e emissão de documentos, a população também está tendo acesso a exames médicos, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações sobre o IPTU, PIS e FGTS, oficinas e palestras em várias áreas, atividades de esporte, lazer e cultura. Todos os serviços são gratuitos.




