Prefeitura de Campo Grande vai fazer a Revitalização do Mercadão Municipal

O prefeito Gilmar Olarte (PP) esteve na manhã deste sábado (17) reunido com representantes da Associação de Comerciantes do Mercadão, na sede da entidade, para tratar da retomada e analisar adequações ao projeto de reforma do Mercado Municipal Antônio Valente, centro comercial de variedade e tradicional ponto turístico de Campo Grande. Diante do projeto, que já vinha sendo encaminhado e também passou pela aprovação da Câmara de Vereadores, por mexer com estrutura viária da cidade, com fechamento de trecho da Rua 7 de setembro, o prefeito pediu celeridade, mas com serenidade, nas ações para aplicação do projeto. As ações podem começar a “se mexer” já na próxima semana, mas que seja uma revitalização da região, feita por etapas, sendo inicial ou primordial, primeiro, reordenar o transito no local, para assim aplicar o projeto no geral, apontou o chefe do executivo.

O prefeito explicou que de inicio, a prefeitura e a Associação, devem aplicar um paliativo em reformas e pequenas mudanças. “A primeira medida que creio ser pertinente e venho acordar com a associação, é para diante mão, desde já utilizar (interditar) o trecho da Rua 7 de Setembro, como é previsto, e alterar o acesso principal, que hoje é feito pela Rua 15 de Novembro, que tem um stress no trânsito e atrapalha quem passa e quem frequenta o centro comercial. Abrindo um portão pela Rua Anhanduí, para entrada, e saindo pela 7 setembro, já melhoramos esta questão e vamos adaptando o costume para as novas praticas que virão com o fechamento total da 7. Vocês fazem o acesso, o portão, a prefeitura mexe na estrutura da rua”, explicou Olarte, que determinou a diretora-presidente da Agetran, Beth Felix, também presente a reunião, que faça junto com a Seintrha, as mudanças na via.

O prefeito garantiu a execução do projeto, contudo foi realista, “estamos em um momento delicado, de crise econômica no país, que atinge a prefeitura. Mas que vamos superar. Assim, as obras aqui, ou aplicar o projeto na sua totalidade de imediato, não tem data em curto prazo. Ainda estamos avaliando às formas e como iremos começar as obras de reforma no Mercadão. Mas o que já iremos fazer na próxima semana, em parceria com a Associação, são reparos necessários ao dia-a-dia e interditar as ruas para garantir que às mudanças serão iniciadas e possam acontecer. Mostrando, dando assim também um tempo de anuncio e adaptação aos consumidores e população em geral”, explicou Olarte.

Para o presidente da Associação do Mercadão, Cleuber Linares, que estava acompanhado de diversos membros da diretoria, a ida do prefeito a sede da entidade, proporciona confiança e que assim pode aplicar ou defender as mudanças proposta por ele, junto aos associados. “Podemos dizer que já na próxima segunda-feira vamos começar aplicar o projeto pleiteado há anos. Vai ser feito um paliativo inicial, para darmos uma melhoria aos consumidores campo-grandenses e turistas, e usuários do transito ao redor. Vamos mexer nas entradas do mercado, fechar na Rua 15 de novembro e já abrir na Rua Anhandui, saindo provisoriamente na 7 e depois com projeto todo, sairá pela 26 de agosto. Concordamos em ir iniciando a mudança, pois assim temos a garantia de que, mesmo aos poucos, o projeto sairá do papel”, apontou.

Projeto: como é e vai sendo feito
Pelo projeto, da prefeitura, já pronto e apresentado hoje aos comerciantes, pelo prefeito, acompanhado de técnicos da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura e Habitação) a primeira etapa da obra trata-se já do fechamento total de trecho da Rua 7 de setembro, para fazer obras de integração ao Mercadão da Praça Comendador Oshiro Takemori, mais conhecida como Praça dos Índios. Em seguida, se prevê a qualificação do acesso viário ao ponto turístico, com reconstrução/revitalização do espaço dedicado a taxistas e indígenas. Como também da ampliação da estrutura que abriga os comerciantes no local. 

O projeto de revitalização da área do Mercadão prevê ainda a ampliação da espaço, que abriga a tradicional feira indígena, que deve avançar para a rua interligando a praça ao mercado, que assim também ampliará ainda às vagas de estacionamento do local.
Segundo Olarte, há a possibilidade ainda da Rua Anhandui, no trecho em frente ao Mercadão – 26 de Agosto a 15 de Novembro – passar a ter fluxo único para facilitar o acesso que passará a ser feito pela Noroeste.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também