Prefeitos e vereadores têm saído da governadoria elogiando a postura do chefe da Casa Civil Sergio de Paula

‘PIZZA’   Difícil acreditar  num bom trabalho  da CPI da Petrobrás na Câmara Federal. Já nasceu com duas coleiras: no presidente – do PMDB – e no relator  do PT. Aliás, o deputado Marum, integrante dela, deve se cuidar para não sair desgastado.

A TORCIDA  mesmo é para a criação da CPI  dos empréstimos do BNDES. Dizem que os rombos seriam muito superiores ao caso Petrobrás e do Mensalão. E pensar que o PT pregou ( disse pregou) transparência e ética na administração pública.  

ELOGIOS   O prefeito petista Heitor Miranda – (Porto Murtinho)  elogiou ao cronista a equipe de Reinaldo,  em especial a Eduardo Riedel e Jaime Verruck. Disse  ainda que o estilo pessoal do governador facilitará as relações prefeitura-Estado.

ESTILO  Cada governante tem o seu e reflete na equipe.  Aliás, prefeitos e vereadores têm saído da governadoria elogiando a postura do chefe da Casa Civil Sergio de Paula. É na Casa Civil que um governo começa a ser avaliado pelos agentes políticos.

A NORMA Quando um vereador, prefeito. Representante de entidade se dirige à governadoria, esperam um tratamento cordial. Claro, difícil atender a todos os pedidos, mas vale como a justificativa é feita. No mínimo saem bem impressionados.

É PRECISO ter paciência para ouvir os reclamos. Mas é necessário que o governante também tenha sabedoria ao dizer não aos pedidos. Na política isso é fundamental, sob pena desta insatisfação se transformar em estigma de governo insensível e duro.

GIROTO  Sua nomeação se deu pela sua competência profissional (rara atualmente) e pelo fato do PR comandar o Ministério dos Transportes. Sorte de Reinaldo e dos nossos municípios. Ele conhece a nossa malha viária como a palma da sua mão.

CARÊNCIA  Como bem observa o publicitário Ariosto Barbieri; bastaram alguns dias de greve dos caminhoneiros para ficar exposta a fragilidade  logística do país nos transportes – sem outros canais alternativos como ferrovias e hidrovias.

CONVENHAMOS  Esse pessoal dos transportes parece não ter a dimensão do poder de fogo que tem. Basta fechar meia dúzia de rodovias que o Brasil trava.  E as ameaças  do ministro da justiça é um desastre político ao PT. A Venezuela é aqui?

CADEIA  De vez em quando os poderosos provam de seu veneno e sentem os efeitos.  Compare as imagens de João Paulo, Zé Dirceu, Valdemar Costa Neto e Zé Dirceu – antes e depois da prisão. Sumiu o orgulho e envelheceram precocemente.

IMAGINE a humilhação deles junto aos familiares e vizinhos.  Seus  filhos  sabem o teor da opinião pública sobre o caso. Vejam os empreiteiros presos na ‘Lava Jato’. O exemplo do pessoal do Mensalão se julgava intocáveis, acima de tudo.  

ESPERANÇA  Não digo que o país esteja mudando, porque os políticos continuam os mesmos. Mas graças ao apoio da mídia, a opinião pública  tem conseguido  alguns porta vozes  na justiça para apenar políticos e poderosos corruptos.  Já é um consolo.

BOQUINHAS Nomeações recentes de parentes e apaniguados de políticos em vários segmentos do serviço público demonstram a insaciabilidade  de poder. Neste item não há distinção entre os partidos.  Como se diz: pregam uma coisa, fazem outra.

BOM SINAL  Com a demissão de 260 funcionários terceirizados, o Tribunal de Contas do Estado prepara-se para convocar 20 auditores de controle externo aprovados em concurso.  Uma das metas prometidas pelo presidente Waldir Neves.

 “A gente quer paz, mas sabemos brigar”. (Lula – sobre a Petrobras)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também