Prefeito prestigia inauguração da primeira escola de assistência social do País, em Campo Grande

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, prestigiou nesta terça-feira (2) a cerimônia de inauguração da primeira Escola de Assistência Social do Brasil, a Escola dos Sistema Único de Assistência Social (Suas/MS) Mariluce Bittar, iniciativa do governo do Estado. O governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, entregaram o empreendimento, que servirá de referência para todo o País. O ato contou também com a presença da secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro e do secretário Nacional de Renda e Cidadania, Helmut Schawarzer.

Para o prefeito da Capital, o principal desafio do assistente social na atualidade é investigar a realidade dos indivíduos construindo propostas de trabalho que permitam a transformação da realidade a partir de políticas sociais de atendimento ao combate as desigualdades, garantindo, assim, os direitos de todos os cidadãos. “Esta não é uma tarefa fácil. Pelo contrário. É preciso pesquisa, estudo, dedicação. E o governador Reinaldo Azambuja sabe disso, por isso estamos aqui hoje, para inaugurar esta obra histórica para o país. É o Mato Grosso do Sul saindo na frente mais uma vez”, ressaltou Gilmar Olarte em seu discurso.

O projeto

O governo do Estado investiu R$ 3 milhões na obra da Escola de Assistência Social do Brasil, que comporta dois auditórios, o maior com capacidade para 300 pessoas e outro para 100 pessoas, 5 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática.

A escola começa a funcionar no segundo semestre. Licitações devem ser abertas neste mês para selecionar as universidades que vão oferecer as capacitações. O público que será capacitado na Escola vai desde os assistentes sociais, educadores, psicólogos, sociólogos até os profissionais de nível médio como os cuidadores e orientadores sociais.

Além de centro de capacitação, a Escola de Assistência Social ainda será centro de referência para receber eventos da área e a agenda começa já nesta terça-feira com a Reunião Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social – Etapa Centro Oeste. Outros eventos passarão a acontecer no local como as reuniões mensais da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) – espaço de articulação de gestores ligados à assistência social do governo do Estado e municípios.

Serviço – A Escola do Sistema Único de Assistência Social – SUAS/MS Mariluce Bittar está localizada na Rua André Pace, 630, bairro Guanandi.
Fonte/Autor: Elisa Moreira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também