Prefeito e primeira-dama participam de encontro indígenas na Aldeia Urbana Marçal de Souza

O prefeito Gilmar Olarte acompanhado da primeira-dama Andréia Olarte, na manhã deste sábado (14), participou do primeiro Encontro de Anciões, Anciãs e Pajés Indígenas, realizado no Memorial da Cultura Indígena, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, localizada no Bairro Tiradentes em Campo Grande-MS. A ação foi desenvolvida pela Sub-Coordenadoria de Assuntos Indígenas – CAC, vinculada a Secretaria de Governo (SEGOV) da Prefeitura Municipal de Campo Grande. 

O dia foi de homenagens. O prefeito e a primeira dama foram agraciados com presentes e também deram presentes aos representantes da comunidade indígena.

O principal objetivo do encontro foi a busca da valorização dos sábios indígenas, anciões, anciãs e líderes religiosos, como depositários da memória viva e dos conhecimentos tradicionais, em um processo ininterrupto de recriação, e incentivar a transmissão oral da ancestralidade de seus costumes contribuindo para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, o fortalecimento da identidade étnica, e da diversidade sociocultural e o registro de facetas da história das populações indígenas em Campo Grande.

De acordo com o coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Agnaldo Terena os anciões, anciãs, pajés e outros líderes religiosos da cultura tradicional das diversas etnias indígenas carregam no corpo e na alma a sabedoria e memória destes povos. “Eles são responsáveis por transmitir valores, crenças, mitos, ritos, costumes e hábitos, essenciais para fortalecer os costumes culturais, a identidade e o sentido de pertença étnica”.

A Cacique Enir Bezerra Terena ficou grata pela visita do prefeito Gilmar Olarte na comunidade. “É importante a visita do prefeito para ele conhecer a realidade dos índios Terenas de nossa Capital. O prefeito terá a oportunidade de conhecer um pouco da sabedoria dos Anciões e Anciãs de nossa comunidade. Este evento é importante para a nossa comunidade. Com os ensinamentos as crianças e jovens darão sequencia aos costumes dos povos Terenas”, frisou.

A neta de Enir, Samara Marina Bezerra, 17, disse que é muito importante seguir os costumes dos povos indígenas Terenas. “A minha casa é toda decorada com objetos que lembram as atividades do nosso povo indígena. Minha mãe sempre conta a história do nosso povo. Para mim é um dia importante porque estou trocando informações com as pessoas mais experientes de nossa comunidade e com isso nós jovens vamos continuar difundindo a nossa cultura”, comentou.

O cacique Marcos Terena, veio à Campo Grande para participar do primeiro encontro de Anciãos, Anciãs e Pagés em Campo Grande e neste domingo participará da abertura dos Jogos Indígenas de Campo Grande, que acontece no Parque Pacques da Luz, no bairro Moreninha II. “Hoje é um dia importante porque nós vamos ensinar aos jovens o que sabemos para que eles não esqueçam de suas origens. É muito bom participar de um evento como este com a presença do prefeito Gilmar Olarte e principalmente da presença da primeira-dama Andréia Olarte que tem levado assistência social as comunidades indígenas de nossa Capital. Muito obrigado a todos e neste domingo vamos participar dos jogos indígenas”.

Para o prefeito Gilmar Olarte os idosos representam a sabedoria viva transmitindo aos mais novos os conhecimentos dos antepassados e ocupando lugar de destaque e liderança em determinadas ocasiões. “Cabe aos jovens e nós adultos ouvir os conselhos dos mais experientes. Para nós da gestão publica, é muito importante participar de uma cerimônia onde são apresentadas toda a cultura do nosso povo indígena”, finalizou.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Jamal Salem; secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Valtemir Alves de Brito, presidente do Conselho Municipal Indígena, Sander Barbosa, represente Eliseu Lili; secretária de Estado de Políticas Públicas Indígenas, Silvana Terena; coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Campo Grande, Agnaldo Terena.

Fonte/Autor: Emidio Denardi 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também