Prefeito despacha na UPA Coronel Antonino,ouve usuários e vai investir para melhorar qualidade no atendimento

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, vai transferir seu gabinete pelo menos uma vez por semana para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que passarão por um processo de reestruturação, com investimento em serviços de manutenção, substituição de equipamento e humanização do atendimento, com acolhimento diferenciado. Está sendo avaliada também a implantação do ponto eletrônico para todos os funcionários.

A experiência começou nesta segunda-feira pela UPA do Coronel Antonino, onde em média são atendidas diariamente 600 pessoas. A unidade passará por um processo de qualificação que a credenciará a receber do Ministério da Saúde um repasse mensal de R$ 500 mil para o seu custeio. Entre as medidas previstas para melhorar o acolhimento na UPA, está a implantação de um sistema de recepção que oriente melhor o usuário. 

O prefeito chegou às 7 horas da manhã acompanhado do secretário Jamal Salem e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Conversou com usuários, ouviu explicações do gerente da unidade, Eli Correa. Fez questão de visitar todas as instalações, conversou com funcionários, ouviu deles reclamações sobre alguns problemas pontuais e sugestões para garantir maior agilidade ao atendimento. “Vamos acompanhar pessoalmente os ajustes na UPA do Coronel Antonino até que esteja ajustado aos padrões. Só então, vamos partir para outra unidade, a da Vila Almeida”.

Segundo o prefeito, o objetivo é atingir nas três UPAs da rede pública (Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida) o mesmo padrão de atendimento alcançado no Centro Municipal Pediátrico, “uma experiência bem-sucedida, testada e aprovada pela população”, frisou.

Um dos pontos de estrangulamento no atendimento, revelado ao prefeito pelos funcionários, é o referente à emissão de receitas para pacientes que usam medicação contínua (hipertensos, diabéticos). Ao invés de procurar as Unidades Básicas, eles acabam procurando a UPA, onde a prioridade são os casos de urgência e emergência. “Vamos promover uma campanha educativa para orientar a população”, anunciou o prefeito.

A iniciativa do prefeito de acompanhar pessoalmente, pelo menos uma vez por semana, o atendimento na UPA foi elogiada pelos usuários. “É uma oportunidade para que ele possa conhecer de perto a realidade que a população enfrenta nos postos”, opinou o aposentado Evalter Pereira, morador no Buriti,que atravessou a cidade para ser atendido no Coronel Antonino. “Sempre venho aqui porque o atendimento é melhor”, acredita.

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