Pesquisa mostra que Educativa FM ganha audiência em Campo Grande

Pesquisa realizada em sete das maiores regiões de Campo Grande para avaliar a audiência das emissoras de rádio constatou que a Educativa FM 104 já se iguala entre as suas principais concorrentes.

De acordo com o levantamento, quatro emissoras – Cidade, Capital, Mega e Blink – detêm a liderança, com diferença de quatro e cinco pontos percentuais de uma para outra. Abaixo aparece a Transamérica, emissora segmentada com programação voltada ao público evangélico, e a 104 FM, à frente das emissoras universitárias – UCDB e Uniderp – com quatro pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre o fim de janeiro e início de fevereiro, antes do lançamento da nova programação e da ativação do transmissor de 5 quilowats, que aumentou o alcance da Educativa para um raio de 180 quilômetros. No universo da população que ouve rádio, 4% disseram sintonizar a 104. A amostragem foi realizada pelo instituto Vale Consultoria e Assessoria.
De acordo com o levantamento, entre os meios de comunicação mais utilizados no dia a dia, o rádio tem a preferência de 12% da população. Nesse universo, 4% dos entrevistados disseram ouvir a 104 FM, dando como positivas as mudanças na grade de programação que naquele momento estavam sendo anunciadas. As rádios universitárias aparecem com metade da audiência atribuída à Educativa.

A pesquisa identificou que a principal mídia hoje é a internet. Cerca de 5% da população leem jornal, 32% assistem televisão, 12% ouvem rádio e 52% buscam informação na internet, dados que vão de encontro com a decisão da direção das emissoras públicas de disponibilizar os conteúdos da Rádio Educativa FM e da TVE nas redes sociais e no Portal da Educativa.

Metodologia – De acordo com o Instituto Vale Consultoria e Assessoria, foram entrevistados moradores de Campo Grande a partir dos 16 anos de idade e que ouvem rádio FM.

A abordagem utilizada consiste na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente nas sete regiões da Capital. A pesquisa, estratificada, foi dividida em dois estágios, com divisão da amostra proporcionalmente ao número de habitantes de acordo com o Censo do IBGE de 2010, e entrevistas respeitando-se as quotas por região geográfica, sexo e faixa etária. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% em um universo de 1.100 entrevistados, com margem de erro para mais ou para menos de 2,4 pontos percentuais.
 
 

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