Paulista perde 28kg em um ano com reeducação alimentar

Vaidosa, Tatiana Moreira estava cansada de entrar e sair de lojas de roupas sem os itens que desejava. Medindo 1,54m, pesando 87kg e com o manequim 50, era difícil encontrar algo de que ela gostasse e que coubesse ao mesmo tempo. A frustração a levou à nutricionista para começar mais uma tentativa de emagrecer. Ao chegar ao consultório, descobriu que estava entrando em obesidade grau dois e que também corria riscos de problemas cardiovasculares. 

Consciente de que precisava mudar o estilo de vida, a paulista, de 29 anos, iniciou imediatamente uma reeducação alimentar e começou a fazer exercícios. Em um ano, ela perdeu 28kg.

— Não se sentir bem com a maioria das roupas que veste e chegar a uma loja e ouvir das vendedoras “É para você? Ah, não serve” é muito chato. E somado a isso, tem a questão da saúde — explica a analista de custódia.

Ela começou a engordar dez anos atrás, quando a quantidade de besteiras que consumia aumentou. Principalmente refrigerante e pizza. Os dois, aliás, estão fora do cardápio de Tatiana desde que a dieta começou, em novembro de 2013. Junto com eles, açúcar, doces, frituras, gorduras e sal também foram retirados das refeições.

— A nutricionista não montou um cardápio. Ela explicou como eu deveria organizar as minhas refeições, cortou os excessos e me ensinou a fazer um diário alimentar. Eu anotava tudo o que comia e o horário todo dia, e, quando tinha consulta, mostrava a ela. Isso me ajudou a ter disciplina, já que teria que mostrar sempre o diário. Era a maneira que a especialista ajustava o que eu comia. Se estava consumindo muito algum alimento, ela diminuía a porção, por exemplo — conta a analista, que confessa que o começo do tratamento foi o mais difícil: — Abrir mão do refrigerante foi o mais complicado. Às vezes, eu me trancava no quarto e chorava com vontade de beber.

Uma semana após a consulta, Tatiana se inscreveu numa academia que oferecia várias modalidades, justamente para não enjoar rapidamente e ficar com vontade de parar:

— O começo é sempre mais difícil. Você não tem fôlego para nada e pensa em desistir porque não consegue aguentar 20 minutos no transport. No começo, eu fazia 30 minutos de aeróbico e depois musculação. Malhava, no mínimo, três vezes por semana. Agora, eu quero mudar. Como ainda quero melhorar o meu corpo, fui esta semana a uma nutricionista funcional e vou intensificar o treino. O objetivo é abaixar o meu percentual de gordura e perder mais 5kg. Atualmente estou com 59kg.

Feliz com resultado, a paulista afirma que vestir manequim 40, poder usar vestido, saias e shorts e ver a perna com menos celulite fazem o sacrifício valer a pena:

— Minha relação com a comida mudou para sempre. Comi doces nas festas de fim de ano. Também sei que posso jantar fora no Dia dos Namorados sem me preocupar, porque não é algo que eu faça sempre. Eu sei que é uma exceção, não é a regra. Fast food e refrigerante não fazem parte da minha vida há 14 meses, e quero que seja assim para sempre. Só pizza, minha paixão, que vou tentar comer de novo.

Tatiana Moreira é a personagem da semana do Projeto Toda Extra, no Instagram (@TodaExtra). Ela foi escolhida porque usou a hashtag #projetotodaextra em seus posts de antes e depois. As leitoras que têm histórias de emagrecimento, sem cirurgias e remédios, também podem ter suas trajetórias contadas no Extra Online. Para isso, devem fazer como Tatiana e usar a hashtag #projetotodaextra. No Instagram da Toda Extra também tem dicas de moda, beleza, boa forma e comportamento.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também