Um caminhão inteligente capaz de dirigir-se a si mesmo em qualquer circunstancia. Seu nome é FMX e o protagonista da iniciativa é a Volvo. A empresa sueca está implantando esse caminhão inteligente em fases.
A primeira fase do projeto é "dirigir sem pés", já disponível em muitos carros atuais. Refere-se aos controles de cruzeiro que permitem escolher a velocidade, mantê-la e, inclusive, nas últimas versões, detectar se tem outro veículo à frente e reduzir a marcha, mantendo uma distancia segura.
O nível 2 é a "condução sem mãos". Define a primeira grande mudança nos caminhões. É a fase preliminar, muito importante, do sistema de condução sem caminhoneiro. A Mercedes e a BMW já estão oferecendo essa tecnologia nos modelos Classe E e Série 7. Neles, o condutor apenas observa a viagem, mas tem de estar atento para possíveis mudanças abruptas.
O nível 2 será o "sem olhos". Define uma condução autônoma em situações controladas em que o condutor deve apenas supervisionar o que faz o veículo, mas pode ler as mensagens do WhatsApp sem problemas, por exemplo. A grande dificuldade dessa fase é que os estudos estão mostrando que nós humanos não somos bons supervisores, tendemos a distrair-nos com facilidade e o tempo médio de resposta é de cinco segundos.
No nível 4, denominado "sem cabeça", o humano nada tem a supervisionar. O veículo é plenamente autônomo em um cenário projetado. Esse é o nível que chegou a Volvo com o modelo FMX. Em uma viagem bem estudada, o veículo realiza sua atividade sem ninguém ao volante. Na pista de testes da Volvo o sucesso do empreendimento surpreendeu.
O nível 5 ainda demorará anos. O caminhão se auto governará. Não haverá estudos detalhados de rota e nem caminhoneiro. Será dada apenas uma ordem: o caminhão sairá da Rua X, número Y em Campo Grande e chegará em uma rua e número determinados em São Paulo.