Na unidade prisional também foram apreendidos diversos aparelhos telefônicos celulares com carregadores e fones de ouvidos, um aparelho de televisão e vários entorpecentes. Todos os materiais foram entregues na 1ª Delegacia da Polícia Civil.
Para o cumprimento do mandado de busca e apreensão, 19 policiais militares da Força Tática conduzidos por dois oficiais retiraram os internos de dois pavilhões para os agentes penitenciários fazerem as buscas nas celas. A ação visou a segurança de todos os envolvidos.
De acordo com o subcomandante do 2° BPM major Ênio, foram cumpridos 26 mandados de prisão, 36 alvos de prisão preventiva e e 41 de busca e apreensão. Além de oito flagrantes, sendo dois por posses de armas, cinco por tráficos de drogas e por um furto de água. Também foram apreendidas duas armas de fogo de uso permitido cal. 38 foram durante a operação.
As investigações começaram após o esclarecimento de um homicídio que ocorreu em Três Lagoas no ano de 2016. A operação foi deflagrada para prender indivíduos relacionados ao tráfico de drogas e envolvidos em assassinatos na região do Bolsão. Há homicídios em apuração e outros com inquéritos já concluídos.