O que matou Ramão Cabreira?

Poucos se dedicaram tanto ao futebol – de corpo e alma – como o amigo Cabreira. Não é de hoje que acompanhamos de perto sua trajetória profissional, entusiasmado, otimista com as perspectivas deste esporte em nossa terra.

Quem não é do ramo não tem a menor ideia do sacrifício e abnegação que essa profissão exige. A compensação financeira fica muito aquém do justo ou razoável e o seu exercício fica refém do calendário local incerto que pouco atrai investimentos publicitários.

Antes de se narrar uma partida, há uma serie de desafios a vencer. Várias vezes ouvi Ramão contar suas aventuras para viabilizar transmissões – quer nos estádios das vilas da capital, cidades do interior e mesmo em São Paulo e Rio de Janeiro. Aliás, por várias vezes viajou de ônibus para a capital paulista, de onde narrou partidas decisivas do Brasileirão e Paulista. O que mais impressionava era sua incrível naturalidade em relatar aos amigos os problemas enfrentados e as soluções que havia encontrado.

A magia de gostar da profissão de radialista é exatamente essa. Vale muito mais o prazer do que a compensação financeira. E como já dissemos, ficar refém profissionalmente do futebol desorganizado e medíocre como é o nosso, é realmente muito difícil. Ramão tinha sabedoria de lidar com todos esses entraves, garimpando notícias, eventos e patrocínio que lhe dessem sustentação.

Cabreira tinha algo mais: era querido demais, conhecia pessoalmente jogadores, diretores, árbitros, torcedores comuns e outros sonhadores do universo do futebol da capital. Tinha também grande relação com colegas de microfone dos grandes centros. Ele – por exemplo – sentiu muito a morte de Fiori Giglioti e Luciano do Valle.

Longe de discutir a questão médica, a intenção é mostrar o quanto a doação, o desprendimento, emoção e esforço para transformar a narração em algo fantástico que empolgue o ouvinte, pode afetar a saúde humana. Cabreira era mestre nisso: sua criatividade transformava o jogo medíocre em espetáculo empolgante. Paradoxal até: dava-lhe prazer, mas tirou-lhe a vida.

Como dizia Fiori Giglioti:

“Por tudo que foi, pela alegria que proporcionou e amigos que cultivou, Ramão Cabreira merece ser lembrado, por todo o sempre, em nosso cantinho de saudade”. 

Jornalista Manoel Afonso – Diário Digital

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também