O Destino da “Família Trad”

FAMÍLIA TRAD – Ninguém decidirá o destino político de Nelsinho, Marcos e Fábio. Conscientes analisam o quadro partidário local, com olhar especial para o desarrumado PTB. Também estão atentos as possíveis novidades na legislação eleitoral.

EVIDENTE Sem respaldo no PMDB local busca espaço próprio num partido que seja viável e coerente com a história política deles.  Não vão se violentar jogando no lixo o patrimônio político conquistado ao longo de tanta luta e eleições.

QUESTÕES Sem os Trad, o PMDB tentará a compensação com quem? Quais os nomes que tem para disputar a prefeitura da capital? Cheio de gás, Reinaldo tem cacife para negociar e atrair lideranças e partidos em apoio à candidata Rose. Certo?

O RECADO: “Não adianta reclamar e não participar. Precisamos dar mais importância à política e as nossas instituições, impedindo que a parte podre contamine a parte boa da gestão pública”. (Trecho do discurso de posse de Waldir Neves no TCE/MS)

COINCIDÊNCIA  A fala de posse do governador Reinaldo e de Waldir Neves – na presidência do Tribunal de Contas, tem algo em comum: ambos insistem na necessidade imperiosa da adoção de praticas públicas éticas tão desejadas pela população.

E PASSA? O senador Capibaribe (PSB-AP) quer o fim do segredo nos processos  contra políticos com mandato, servidores, militares e funcionários de estatais.Seu projeto visa acabar com o privilegio que tornou esse pessoal intocável.

A PROPÓSITO  Se a farra aqui continua, na Suécia deputado federal não tem direito a assessor, secretária e carro oficial. Vídeo na internet mostra: mora num apartamento de 40 mts², sem empregada, cozinha, lava suas roupas e cuida da limpeza.

FUTEBOL  Melhora a autoestima do povo e ajuda os políticos. O deputado Renato  Câmara admitiu ao prefeito Waldely, de Costa Rica, que o título de campeão estadual do Ivinhema em 2008 uniu as lideranças  pela sua candidatura única a prefeito.

WALDELY  Sua liderança poderia elegê-lo deputado estadual. Empresário de sucesso, o prefeito admite se afastar da sua terra apenas para disputar a Câmara Federal. Mas pondera: “só teria chances de vitória com a adoção do Voto Distrital”.  

VOTO DISTRITAL No rol dos temas polêmicos da reforma política, ele ganha apoio de lideres  interioranos. É o caso de Roberto Hashioka, prefeito de Nova Andradina que obteve 40.954 votos para deputado federal em 2010, mas que ficou de fora.
VOTO FACULTATIVO Se adotado melhoraria o nível do eleitorado e eliminaria o voto de cabresto e aquele engatado nos programas sociais. São contra: os coronéis do Norte e Nordeste e os partidos alinhados ao Governo. Não deve passar.

FIM DA REELEIÇÃO No fundo, quem está no comando do Executivo, em todos os níveis, é contra. Essa herança pecaminosa do sociólogo FHC caiu no gosto  da  classe política. Por ironia, o PSDB tem sido a maior vítima desta sua criação.

TENTAÇÃO Na política entrou – ficou! Prefeito de Anastácio duas vezes, o advogado Nildo Alves (51) (PSB) cansou da rotina rural e deve disputar a prefeitura em 2016.  O secretário do PSB, Sebastião de Almeida, confirma a futura candidatura.

MUDANÇAS  Devem inovar o quadro, com novos grupos partidários que incentivarão muitas candidaturas a prefeito. Aliás, já circulam na Assembleia Legislativa algumas lideranças e personagens interessados nas eleições de 2016. Isso é muito bom.

REINALDO Não decide sozinho. Fala pouco, mas é adepto da ‘arte da escutatória’ reverenciada pelo escritor Rubem Alves. Agrada por onde passa e sua caneta poderosa muda previsão de tempo, horóscopo e até as pretensões salariais dos professores.

NA SINUCA Após perder uma eleição ganha, o PT está mais perdido do que o Lula na biblioteca. Zeca e Delcídio distantes e o partido sofrendo os reflexos dos escândalos na mídia. Quem é o melhor para disputar a prefeitura da capital: Kemp ou Ayache?

DESAFIOS  Sem tempo no horário eleitoral e sem direito a verba do fundo partidário não há que partido e idealismo que sobrevivam. Se o pessoal dos Trad conciliar esses dois fatores podem construir a terceira via na sucessão da capital. Sem isso…

DISPUTAS  Não tem faltado na Assembleia Legislativa. Mas o objeto de desejo de todos é a poderosa presidência da CCJ.  Aí Reinaldo e André operam com as armas que têm para prevalecer suas indicações. Um jogo político interessante e importante.  
  
CONCORDO Para Chico Maia – presidente da Acrissul – o senador Ronaldo Caiado será o grande nome da oposição ao Planalto e na defesa do agronegócio. Seu discurso  é mais contundente que  de Aécio e sua postura é impoluta, impressiona mais.

“O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus.” (Platão)
 
 
 
 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também