Neve bloqueia estradas e afeta 15.000 nos alpes franceses

Cerca de 15.000 pessoas foram obrigadas a encontrar acomodações de emergência após uma nevasca bloquear estradas que levam a estações de esqui nos alpes do Leste e do Sul da França. A região é destino de turistas durante a temporada de férias de inverno.

Nas últimas 24 horas, caíram entre 30 e 60 centímetros de neve nas regiões de Savoie, Haute-Savoie, Ain e Isere. Foi declarado 'alerta laranja' para neve e gelo, o segundo mais grave na escala de desastres naturais deste tipo.

Autoridades afirmaram neste domingo que as condições climáticas são comuns para esta época do ano, mas severas o bastante para tornar a condução perigosa. A expectativa é que a neve diminua na segunda-feira.

"Chegar às estações de esqui ainda é complicado e o uso de correntes para neve nos veículos é obrigatório. O conselho é que todos aqueles puderem adiem a viagem", declarou em comunicado o Ministério do Transporte da França.

Já o ministro do Interior afirmou que 83 abrigos de emergência ficarão abertos para diminuir o nível de tráfego e atender pessoas cujos carros não estejam equipados com correntes para neve.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também