Na Tv Morena, Prefeito Gilmar Olarte destaca soluções e investimentos na saúde municipal

O prefeito Gilmar Olarte (PP) participou neste sábado (18) de um programa na TV Morena, afiliada da Rede Globo, e apresentou o trabalho feito na saúde pública de Campo Grande. De acordo com Olarte, foram mais de 300 contratações de médicos e soluções para a judicialização da saúde, com parceria na Defensoria Pública.

“Neste um ano e quatro meses que estamos na Prefeitura estamos buscando o equilíbrio e dar estrutura e condições para os médicos trabalharem”, explicou o prefeito, que participou do programa ao lado do secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares.

Até setembro haverá inauguração de UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e a Prefeitura irá providenciar mais 100 leitos na Santa Casa. “Desde dezembro do ano passado estamos firmes na parceria com o Governo do Estado. A Prefeitura repassa R$ 3 milhões à Santa Casa e teremos reunião na próxima semana para tratar deste assunto”, comentou. A Prefeitura também continua com as contratações de médicos, revela Gilmar Olarte, tendo prioridade para reumatologistas, ortopedistas e pediatras. “Já tivemos uma experiência bem sucedida no Centro Municipal Pediátrico, hoje denominado PAI (Pronto Atendimento Integrado), onde fizemos atendimentos de 300 a 500 crianças por mês”.

Medida inovadora, a Prefeitura disponibiliza servidores na Defensoria Pública para buscar solução mais dinâmicas em pedidos, para evitar a judicialização. “Já baixamos os índices em 70% com esta medida, evitando que seja levado ao Judiciário as questões de saúde”, explica Olarte.

Médicos

Para o prefeito Gilmar Olarte, a questão salarial dos médicos será resolvida a partir da equação “salário maior e produtividade maior”. “Nós fizemos o diagnóstico da questão e vamos resolver, principalmente quanto ao salário. Hoje gastamos 36% do orçamento municipal na Saúde e a partir do momento que alcançarmos o equilíbrio iremos investir muito mais”, pontuou.

No mês passado, através de parceria com o Governo do Estado e do Ministério Público Estadual, a Prefeitura inaugurou mais dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal na Maternidade Cândido Mariano. “Além destes dez leitos, estamos tratando das ampliações das UPAs e da contratação dos médicos. Nesta quinta-feira iremos ter reunião no Ministério da Saúde para trazer mais investimentos, estamos trabalhando”, ressaltou Gilmar Olarte, que também respondeu perguntas de pacientes e telespectadores e garantiu tratar de algumas questões pessoalmente.

“Eu e a primeira-dama Andreia Olarte tratamos de vários casos pessoalmente, não deixamos de buscar as soluções. Neste um ano e quatro meses estamos tampando os buracos que haviam na administração e vamos trazer o equilíbrio”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também