MS registra cerca de 400 mil raios nos últimos três meses, aponta Inpe

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, está entre as 120 cidades brasileiras com maior densidade de raios por ano, com média de 13.43 por km²/ano, segundo dados do Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número coloca a cidade em 117º no ranking nacional e em 5º no ranking estadual.

Segundo o órgão, nos últimos três meses caíram 439.978 raios no estado. Em Campo Grande, no mesmo período foram registrados 11.209 descargas elétricas. 

Os raios são fenômenos da natureza que acontecem quando as nuvens cheias de partícular de gelo se eletrizam por um atrito.

As cargas se dividem entre positivas e negativas, e essa atração entre as cargas provoca a descarga elétrica. Só em Campo Grande, nas últimas 24 horas, foram registrados 153 raios. No estado, segundo o Grupo de Eletricidade do Inpe, foram 2.433 raios em 24 horas.

No domingo (4), a atividade elétrica no estado estava em alta segundo o monitoramento do ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Inpe. O órgão considera alta incidência quando caem mais de 100 raios em 24 horas. Neste dia, no estado foram cerca de 13 mil e na capital o número registrado foi de 1.240.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também