O governador Reinaldo Azambuja participou com secretários de Estado de diversas reuniões, nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF), em busca de investimentos e soluções políticas para entraves econômicos e sociais.
Em uma das audiências, ele recebeu do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, a garantia de empenho de toda a equipe para agilizar os projetos de recuperação das vias no Estado. “É uma ação que precisamos fazer e com a parceria do Governo do Estado faremos todo possível para reestruturar a malha viária em Mato Grosso do Sul,” afirmou o ministro.
Também nesta quinta-feira, a equipe de Governo de Mato Grosso do Sul apresentou para a presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Daniela Carrera, propostas de investimento para as regiões de fronteira do Estado.
Segundo Reinaldo, os projetos já estão sendo analisados e devem beneficiar, além dos sul-mato-grossenses, todos os brasileiros, já que o Estado possui a maior fronteira seca brasileira.
Ao ministro chefe da Secretária de Portos, Edinho Araújo, o governador apresentou pedidos de investimento nos portos do Estado. A intenção é potencializar o uso das hidrovias para facilitar e reduzir os custos do escoamento da produção.
Entre as propostas, está o porto de Bataguassu com a drenagem do rio Pardo, que está concluído desde 2001, o porto Esperança e a reativação do terminal portuário em Porto Murtinho. Também foram apresentados os pedidos para a dragagem do rio Paraguai.
“Além dessas obras também temos uma demanda na esfera política sobre a dificuldade imposta pelos argentinos para a navegação dos barcos brasileiros no trecho do rio Paraguai em território argentino. Esperamos uma solução diplomática para o entrave e o ministro se prontificou a nos ajudar”, afirmou o governador.
No Ministério dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues garantiu empenhou de toda sua equipe para agilizar os projetos de recuperação das vias no Estado. “É uma ação que precisamos fazer e com a parceria do Governo do Estado faremos todo possível para reestruturar a malha viária em Mato Grosso do Sul,” afirmou o ministro.
Reinaldo Azambuja também foi recebido pela diretora do Banco Mundial, Deborah Wetzel. O governador apresentou demandas que já estão em análise pelo Banco.
(Texto: Marcos Roberto)