Ministra faz última vistoria da Casa da Mulher Brasileira antes da inauguração

Na manhã desta quinta-feira (29), a ministra Eleonora Menicucci esteve na Casa da Mulher Brasileira fazendo a última vistoria antes da inauguração. Ela conheceu as instalações do espaço finalizadas e também onde funcionará cada uma das instituições que farão parte da casa. Acompanharam a ministra na visita o prefeito Gilmar Olarte, a titular da Semmu Liz Derzi de Matos, o secretário municipal de Segurança pública Valério Azambuja e outras autoridades nacionais e estaduais.

Para Eleonora, conhecer a casa já finalizada foi como ver um sonho concretizado. “Esta casa é fundamental para o enfrentamento à violência contra a mulher, já que é um projeto para 52% da população brasileira, que somos nós, mulheres. Esta inauguração será um marco”, declarou referindo-se a inauguração da casa que será na terça-feira (3 de fevereiro).

O prefeito afirmou que nos últimos seis meses priorizou a construção da casa. “Estamos emocionados com este espaço. Todas as secretarias que estavam envolvidas priorizaram a construção para ser feita a inauguração”, frisou.

Eleonora também elogiou a integração das esferas federal, estadual e municipal. “Nós sabemos que só com a agregação dos políticos e de movimentos sociais. Quero agradecer o prefeito por todo o apoio porque a violência acontece no município e por isso é fundamental”, opinou.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira será inaugurada na terça-feira (3 de fevereiro). Será feita uma sede da casa em todas as capitais brasileiras, sendo que a de Campo Grande vai ser a primeira do país a estar em funcionamento.

Ela integrará no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado; Ministério Público; Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidados das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem; e central de transportes.

A Prefeitura também disponibilizará 30 guardas municipais para fazer atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e também duas viaturas que farão parte da Patrulha Maria da Penha.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também