Os celulares da região Centro-Oeste e três estados do Norte terão mais um número. A partir do dia 29 deste mês, deverá ser acrescentado o 9 antes do número telefônico para ligar para celulares dos DDDs: 61 (no Distrito Federal), 62, 64 e 65 (estado de Goiás), 63 (estado do Tocantins), 66 (estado do Mato Grosso), 67 (estado do Mato Grosso do Sul), 68 (estado do Acre) e 69 (estado de Rondônia).
Entre seus objetivos, a medida aumentará a disponibilidade de números na telefonia celular, vai dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços.
A partir da data até 7 de junho, o dígito 9 deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números. Para adaptação das redes e usuários, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas. Após esta data até 5 de setembro, quem ligar utilizando os 8 dígitos receberão mensagem falando sobre a mudança.
Em janeiro deste ano, o país registrou 257,25 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, destes, 3.375.030 são em Mato Grosso do Sul.