Bluma participou da quinta entrevista ao vivo feita pela TV Morena, com os candidatos ao governo estadual. Assista no vídeo acima. As entrevistas terminaram nesta sexta-feira (14). Neste sábado, o MS1 exibe entrevista gravada com o candidato do PSOL ao governo do estado, João Alfredo.
Bluma destacou durante a entrevista como um dos principais pontos de seu plano de governo, se eleito, a participação popular na escolha dos gestores das pastas do primeiro, segundo e terceiro escalão. “O governador eleito precisa chamar os poderes e precisa dar o exemplo. Tem que dizer para o presidente do Tribunal de Justiça, para o presidente da Assembleia, eu vou fazer a lição de casa. Não vou encher o meu governo de cargos comissionados para atender cupinchas e acordos de partidos. Vou buscar na sociedade civil organizada, quadros para serem os dirigentes do governo, independente de sigla”, afirmou.
O candidato disse que também pretende rever os tributos com base na capacidade de renda de cada cidadão. “Estamos falando do ICMS do estado. […] Precisamos sentar e fazer contas. Não pode quem tem condições de pagar mais, pagar menos e quem não tem condição de pagar, como o pequeno comerciante, ter de pagar mais. […] O parâmetro vai ser primeiro, as despesas que o estado tem, porque não podemos quebrar o estado. […] Vai se precisar discutir produtos, porque pelos produtos se tem uma seletividade. Existem produtos que são consumidos pelas classes menos favorecidas. […] O IPVA é um 'tarifaço' que foi feito. Eu vou rever para voltar para os 2,5% [a alíquota atual é 3,5%]”.
Desempenho como vereador
Questionado pela jornalista Bruna Mendes durante a entrevista se o fato de grande parte dos 159 projetos que apresentou nos 12 anos em que foi vereador em Campo Grande se referir a mudanças de nomes de ruas, homenagens e entrega de títulos e medalhas, tendo apenas três projetos de maior destaque, citados por sua própria assessoria, se isso não seria muito pouco pelo tempo de mandato, o candidato negou.
“Não, pelo contrário. Nós destacamos os três projetos mais importantes. Agora eu fui eleito vereador por uma região de Campo Grande, que é a saída de Três Lagoas, com o compromisso de mudar aquela realidade e de cumprir. Quem conhece a região do grande Tiradentes antes do vereador Marcelo Bluma e depois, sabe avaliar perfeitamente o que aconteceu: Asfalto no Tiradentes e urbanização na lagoa Itatiaia, entre outras ações”.