Mais duas pesquisas eleitorais podem ser suspensas em Campo Grande

Mais duas pesquisas correm o mesmo risco de ser impugnadas. A pesquisa de numero MS-02375/2016, encomendada pelo SBT/MS, e a de numero MS-01529/2016 encomendada pelo Jornal de Domingo, devem ser questionadas por "conter vicios", segundo especialistas consultados.  O juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 53ª Zona Eleitoral, suspendeu a pesquisa registrada de numero MS-06018/2016 feita pelo Instituto de Pesquisas Valle, que já estava pronta para ser divulgada neste dia primeiro de setembro. 

A pesquisa encomendada pela rede de televisão SBT/MS, não constam em seu pedido de registro, os "discos" que deveriam ser apresentados aos eleitores de Campo Grande, o que pode favorecer os candidatos mais conhecidos. O mais grave neste registro, é que a pergunta de numero "4.1" do questionário apresentado no registro, induz o eleitor e citar um "segundo voto". Isso não existe. Segundo estatisticos consultados, isso na verdade é uma "simulação camuflada" para saber para onde vai este voto deste eleitor para o segundo turno, o que é vetado, pois a simulação de segundo turno tem que ser "todos os candidatos, contra todos''.

Já a pesquisa encomendada pelo Jornal de Domingo, de numero MS-01529/2016, tem duas situações que cabem questionamentos; primeiro, tem o mesmo valor de registro da pesquisa impugnada do Instituto de Pesquisas Valle, e segundo, o coordenador faz simulações somente com três candidatos a prefeito de Campo Grande para o segundo turno, o que pode levar prejuizo eleitoral aos demais candidatos, pois todos estão na disputa e com chances matematicas de irem mais alem nestas eleições.


Para pedir as impuginações das pesquisas, basta qualquer partido, candidato ou coligação que se sentir prejudicados, entrar com pedido de cancelamento da consulta de opiniao pública junto ao TRE/MS.  

Fonte: 
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pesquisas-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas
 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também