A polícia foi acionada para um "incidente de grandes proporções" ao sul do condado de Chesire e constatou a morte instantânea dos dois. Barker morava em Castleford e era o filho do meio de uma família de três crianças.
— Eu perdi uma das coisas mais preciosas da minha vida, meu filho Rhys. Nós estamos absolutamente devastados como família. Quando todos lerem isso, vou deixar as redes sociais por um tempo para viver o luto com a minha família. Eu te amo, Rhys — escreveu no Facebook a mãe do jovem trabalhador, Nicola Roberts.
Diretora da escola Airedale Academy, de onde Barker havia acabado de se formar, Elizabeth Fairhurst classificou o ex-aluno como um homem amigável, educado e popular entre os colegas. Suas professoras, segundo ela, lembram o quanto ele trabalhava duro, se dedicava.
O homem que manipulava a grua no momento do acidente precisou de atendimento médico, mas não corre risco de morrer. Ao despencar, a grua atingiu uma casa ao lado da obra. O proprietário dela e uma criança foram levados ao hospital para uma avaliação, segundo o Serviço de Ambulância de North West.
A polícia investiga a razão da queda da grua. O chefe da Polícia de Cheshire, Matt Welsted, informou que a força policial trabalha ao lado das autoridades de Saúde e Segurança, do conselho local e dos peritos de construção civil na apuração.