Dalvana embarca nessa quarta-feira (8). Ela e outros 1500 jovens de 112 países, irão discutir problemas mundiais e ajudar a encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável em 2030. O evento da Friendship Ambassadors Foundation (FAF ) em parceria com a ONU, acontece entre os dias 9 a 14 de agosto, durante a 22ª Assembleia da Juventude na maior cidade americana.
De acordo com a professora, para participar do projeto ela teve que responder um questionário em inglês e também enviar um vídeo respondendo à pergunta: "Que mudança espera para o Brasil em 2030?".
A jovem respondeu que pretende investir na educação de qualidade em língua estrangeira, principalmente o inglês, que pode abrir portas para novas oportunidades e mudar realidade de vida, assim como a dela tem sido mudada.
Ela explica que sua escolha para participar do projeto da ONU, será uma abertura de portas para que outras pessoas do interior do país com histórico de vida parecido com o dela, possam alcançar seus objetivos.
"A questão de ser uma mulher negra e ainda mais do interior, foram uma das coisas que eu falei muito durante o processo seletivo. Essas oportunidades sempre ficam presas em grandes centros e muitos do interior nem tem conhecimento que essas oportunidades existem, quanto mais se candidatar e conseguir", explica.
A jovem que teve toda formação no ensino público, é formada em relações internacionais e aprendeu a falar inglês no período de 1 ano em que ficou no Suriname, onde participou de eventos sociais. No Brasil, ela da aula de inglês para crianças carentes.
Segundo Dalvana, é preciso dar o melhor em tudo o que for fazer e confiar no próprio potencial, independente da origem e do que aconteceu no passado.
"Primeira coisa a gente tem que ter autoconfiança. Eu tinha muita barreira por vir de escola pública e até pensava que não conseguiria. Então se a gente não confiar na gente mesmo, quem irá confiar?" questiona.
Evento
Durante 22ª Assembleia da Juventude da ONU, o evento promove palestras, workshops e discussões. Serão discutidos 17 pontos referentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países até 2030. Entre eles: erradicação da pobreza, educação de qualidade, energia limpa e acessível, redução das desigualdades e parcerias e meios de implementação.