Ibope: o ‘volume morto’ de Lula

e o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, o tucano Aécio Neves derrotaria o petista Luiz Inácio Lula da Silva por 48% a 33% dos votos, segundo pesquisa encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo feita ao instituto Ibope. Nos votos válidos – sem os indecisos e os eleitores que não votariam nos dois candidatos-, o resultado fica em 59% a 41% para o tucano.

Realizada na segunda quinzena de junho, a sondagem ainda fez uma simulação de uma eventual disputa entre o petista e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Nesse cenário, haveria empate técnico, com leve vantagem para o tucano: 40% a 39% – nos votos válidos, 51% contra 49% a favor de Alckmin.

A pesquisa ainda mostra a preferência pelo nome de Aécio nos segmentos de sexo, idade e tamanho do município. No segmento de renda e escolaridade, Lula ficaria à frente apenas entre os eleitores que ganham até um salário mínimo, de 788 reais, e que têm até quatro anos de estudo. Os números mostram também uma baixa considerável na popularidade de Lula entre os eleitores de baixa renda que ganham entre um e dois salários mínimos: desses, 53% votariam em Aécio, e 47% nele. A adesão aos votos ao tucano cresce conforme o aumento de renda, até chegar a uma diferença entre 78% a 28% na faixa dos que recebem mais de cinco salários mínimos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também