Governador nomeia presidente e reforça que Sanesul continuará pública

O governador Reinaldo Azambuja deu posse, na manhã desta quinta-feira (5), ao Conselho de Administração da Sanesul e nomeou o novo diretor-presidente da empresa de saneamento durante Assembleia Geral Extraordinária.

Tomaram posse como conselheiros o secretário de Estado de Infraestrutura e diretor-presidente a Agesul, Marcelo Miglioli (presidente), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, Secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, a vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani, e Marcelo Amaral, como primeiro-secretário.

 Nesta primeira reunião foi aprovada uma mudança no estatuto da empresa de saneamento, que passa agora a estar vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura. Em seguida, o governador Reinaldo Azambuja, com aprovação do Conselho, nomeou o novo diretor-presidente da Sanesul, o economista Marcelo Amaral.

Ao iniciar seu discurso, Reinaldo Azambuja enfatizou que não há qualquer interesse do Governo do Estado em vender a Sanesul. “Muito pelo contrário. O nosso interesse é de fortalecer ainda mais a empresa. Ela é uma empresa com viabilidade, mas que é preciso fazer essa reestruturação e definição de prioridades para os investimentos, com o objetivo principal de criar uma estrutura forte, porque a empresa tem capacidade. Depois, buscar parceiros para nos ajudar a fortalecer os investimentos principalmente de esgotamento sanitário no interior”, disse.
O governador explicou que, neste primeiro momento, será preciso atacar as demandas e fazer um planejamento objetivo das ações. “Principalmente olhar o futuro, pois estamos vendo alguns problemas em outros estados brasileiros que, talvez, poderiam ter um menor impacto para a sociedade hoje se no passado tivesse sido feito um planejamento”, disse, enfatizando que essas ações demandam um estudo mais aprofundado, com análises de viabilidade, para curto, médio e longo prazo. “Tem muito espaço, nesses quatro anos, para trabalharmos juntos, Governo e Sanesul, em prol de Mato Grosso do Sul”.

 
Presidente da Sanesul, Marcelo Amaral reforçou o papel da empresa junto ao Governo do Estado. “Queremos uma Sanesul forte e consolidada, reconhecendo a importância estratégica dos serviços de água e de esgoto, que impactam diretamente nas questões urbanística, ambiental, patrimonial, sócio-econômico e de saúde pública. É um serviço que acaba irradiando benefícios para todo o conjunto da coletividade, mas que ainda é pouco valorizado. E esse vai ser um dos trabalhos que vamos desenvolver: mostrar para a sociedade o valor dos serviços de saneamento, mesmo em que pese serem obras enterradas, que não estão à vista do cidadão”, anunciou Marcelo Amaral.

Foram apresentadas ainda questões relativas à eficiência e à gestão da empresa, bem como à qualidade dos serviços oferecidos à população e à liberação de recursos para obras, entre outras, que terão uma maior atenção por parte dos novos gestores da empresa de saneamento. “Todas essas questões já estão sendo levadas à pauta e serão tratadas com bastante cuidado e muita análise”, garantiu o novo presidente da Sanesul.
Sobre o diretor-presidente da Sanesul Marcelo Luiz Bomfim do Amaral é economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos (SP), executivo da empresa CentroPericial Consultoria Ltda. Foi diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), diretor de Regulação Econômica da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) e assessor técnico do Sindicato Rural de Campo Grande, entre outros.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também