Governador analisa projetos que integram cultura e turismo

Pesquisadores do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul levaram ao governador Reinaldo Azambuja nesta segunda-feira (26) projetos de integração turístico-culturais que ampliam o conhecimento sobre a história e a identidade sul-mato-grossense.
 
Entre os projetos apresentados está o do Memorial de Inocência, cuja fundação já está pronta. Localizado em Paranaíba, ele retrata o casarão histórico que é pano de fundo de grande parte do romance “Inocência”, publicado em 1872. O livro retrata costumes, pessoas e ambientes do Estado no século XIX e é um dos pilares da cultura literária sul-mato-grossense.
 
Contando com um centro cultural e um museu, o Memorial pode integrar o Circuito Histórico de Inocência, trilha turística e cultural que apresenta a localização do casarão histórico real e as demais paisagens que inspiraram a passagem de Alfredo d´Escrangnolle Taunay por Santana de Paranaíba em 1967 e que deram origem ao livro.
 
Durante o encontro os pesquisadores do Instituto Histórico e Geográfico do Estado também entregaram ao governador a “Enciclopédia das Águas”, projeto que levantou dados sobre todos os cursos de água do território sul-mato-grossense.
 
Com 335 páginas, o estudo é uma referência as áreas de geografia, topografia, hidrografia, história, cultura, turismo e meio ambiente. Foram catalogados 7,2 mil cursos de água, entre córregos, rios e vazantes. Deste total, 5,1 mil possuem mais de 10 quilômetros.
 
Hildebrando Campestrini, presidente do Instituto Histórico e Geográfico, aproveitou a ocasião para informar ao governador que o estatuto da entidade prevê ao chefe do Executivo estadual a presidência de honra do órgão de pesquisa. O convite formal foi feito e a posse acontece em cerimônia no próximo mês. “Somos voluntários irmanados em uma mesma causa”, definiu.
 
“Nosso dever é construir parcerias pelo futuro do Estado. Estamos abertos a bons projetos. Os roteiros integrados, que unem a cultura e o turismo, são um dos propósitos da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e uma excelente forma de resgatar nossa história. Iremos analisar e trabalhar as boas ideias”, garantiu Reinaldo Azambuja.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também