Funsat volta com emissão de CPTS manual para não prejudicar cidadão

A emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) voltou a ser realizada pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) de Campo Grande, nesta sexta-feira (9). Contudo, a retirado do documento trabalhista será com o modelo antigo, sem a informatização, com foto e escrita digital, que estava sendo utilizado a cerca de um ano. O serviço estava totalmente suspenso desde o dia 15 de dezembro para implantação de um novo sistema e migração do banco de dados da instituição com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que está fazendo o processo em todo o Brasil. A migração do banco de dados foi necessária porque não havia controle informatizado sobre as carteiras de trabalho emitidas no país, afirma o Ministério, que apesar das datas programadas para retorno está semana, ainda não conseguiu finalizar o processo.

Para não prejudicar ou acumular demanda, que vem sendo procurada, a direção da Funsat solicitou ao MTE, que liberasse a “volta” ao modelo antigo. A retirada normalmente da CTPS no órgão da prefeitura da Capital, bem como na sede da Superintendência Regional do Trabalho no Mato Grosso do Sul (MTE/SRTE-MS), foi paralisa temporariamente, para a implantação do novo sistema informatizado, que também trará agilidade à emissão das carteiras e maior segurança dos dados enviados, mas, que hoje, não pode ficar por mais tempo parada. 

De acordo com a coordenadora municipal de Intermediação de Empregos, Elen Souza, a Funsat solicitou ao Ministério, que liberasse a expedição na forma já extinta, pois ainda havia como ser feita na Capital. O pedido foi feito para enquanto o sistema não estiver operando normalmente, e, não acumular demanda e até prejudicar o cidadão. “A Agência volta a atender pelo modelo antigo. A Funsat não estava fazendo, mas conseguimos e chegou ontem, uma determinação do Ministério para que os documentos voltassem a ser emitidos até que o novo sistema esteja funcionando normal e plenamente”, explicou.

Na SRTE/MS as emissões estão sendo realizadas de forma on-line e, por isso, ocorrem somente mediante o agendamento na sede do Ministério.

Serviço

Os demais serviços oferecidos pela Funsat, como: cadastro e encaminhamento às vagas de emprego e a habilitação do seguro-desemprego permaneceram normais, neste período.

A Agência de Empregos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações sobre a relação de documentos necessários para a emissão da CPTS – podem ser obtidas no site: www.pmcg.ms.gov.br/funsat — Serviços/Carteira de Trabalho.

A Funsat está localizada à avenida Eduardo Elias Zahran, 1581 – Jd. TV. Morena – Telefone: 3314 5096.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também