Foram convidados para ser padrinhos? Então saiba o que fazer

Dicas e regras de etiqueta para padrinhos e madrinhas!

O convite.

Nunca se ofereça!!! Ao receber a noticia que seus amigos vão casar, evite dizer algo do tipo "quero ser padrinho heim". Essa frase em tom de brincadeira pode fazer os noivos perderem noites de sono, além de deixá-los em uma situação constrangedora caso tenham que dizer, Infelizmente Não! O correto e o mais elegante é parabenizar o casal e não comentar nada nem de padrinhos nem de convidados, você pode ser um ou não! Muito chato entrar em detalhes.

Como recusar um convite para ser padrinho ou madrinha.

Para muitas pessoas ser convidado para apadrinhar um casal é uma honra, mas para outras é um saco… As pessoas pensam que por serem padrinhos precisam dar um presente caro, na verdade quem te convida está interessado na sua presença e não no presente. Os padrinhos devem ser pessoas que tem relação com a história do casal, pessoas que se fizeram presentes no decorrer da caminhada e que por algum motivo se tornaram especiais. Nada de ficar bêbados em um balada e dizer, você vai ser meu padrinho de casamentoooooo no after isso pode ser um caos! Acreditem!

Evite dizer algo do tipo: "Eu gostaria muito de aceitar o convite para madrinha mas não tenho condições financeiras" isso pode ser uma ofensa aos noivos. Caso o convite tenha sido feito de coração, lógico! Se você tem um compromisso, diga a verdade, que na data estabelecida você já está programada, que lamenta muito, mas que fica feliz por ter sido lembrada com tanto carinho pelos noivos!

O convite para padrinhos se faz SEMPRE, em local apropriado e verbalmente! Nada de mandar um email ou qualquer meio virtual fazendo um convite tão formal.

Presentes

Para os noivos: Não se PEDE presente de forma alguma, não se SUGERE presente e muito menos fala que você está precisando de algo. Para os padrinhos pode ser um transtorno caso o que você tenha solicitado não seja o que eles haviam programado. E vamos combinar, uma falta de elegância! E nesse caso é falta de educacão mesmo! Também não se pede dinheiro, nada de falar para os convidados que você já tem tudo e que precisa de dinheiro, se precisa de dinheiro não faça festa.

A história muda, quando VOCÊ pergunta para os noivos: O que voces estão precisando pois eu não sei o que dar? Ai sim, os noivos podem SUGERIR alguns presentes ou dinheiro. Que fica a escolha do CONVIDADO.

O presente acima de 400 reais, pode perfeitamente ser dividio com outro casal de padrinhos caso exista afinidades, vale lembrar que é importante colocar no cartão os nomes dos que estão presenteando.

Nada de ir sem presente, por mais que a pessoa queira sua presença uma lembrança que seja um porta retrato é sempre de bom grado e de consideração.

Não existe valor que defina um presente de padrinho, o que vale é a consideração o carinho e a importância intrinseca para o presenteado. Se você está contando com os presentes para mobiliar a sua casa, não faça festa, pois a idéia central de uma celebração de casamento é comemorar e não a de "troca".

Geralmente e elegantemente os noivos colocam uma lista de presente sugeridos! Isso facilita muito!

O presente deve ser entregue para os noivos 15 dias antes do casamento! Presente é presente, nada de entregar um ano antes nem dois meses depois, seje elegante.

Roupas para elas.

Não vá de preto, embora o preto seje chiquérrimo transmite um ar de seriedade, que pode não ser de bom gosto da noiva. Eu tenho uma amiga que disse que amaria se as madrinhas fossem de preto, porque para ela deixaria o altar elegante, isso é opcional mas vale lembrar que só quando for solicitado pela noiva. De branco nem pensar, o dia do branco é exclusivo da noiva, não é nada correto você disputá-lo!

A noiva pode decidir sim o que você vai vestir, cores padronizadas ou cores em tons pastéis, isso deve ser conversado antes com as madrinhas pois exige um desembolso de um vestido que talvez não esteje em seus planos.

Chapéus só para casamento diurnos, se você sentir-se bem em usar!

Roupas para eles.

A noiva define o traje! Todos de Fraque Todos de Meio-Fraque Todos de Terno Todos de Terno Claro Todos de Terno Escuro A padronização de gravatas, fica lindo.

Comportamento.

Se você tem crianças verifique quem vai olha-las enquanto está no altar, é muito constrangedor quando a criança começa a chorar no meio da cerimonia. O ideal na minha opinião é nem levar criança. Muitos casais pedem no convite: não permitido a entrada de menores (estipulam a idade) totalmente válido para quem não se sentir confortável com as crianças correndo para lá e para cá!

Nada de começar a fila da gravata, espere o noivo solicitar. Embora nos casamentos mais refinados a gravata tenha sido abortada, ainda é tradição, não é cafona, mas ficar apontando o convidado de pão duro é deselegante! Lembrem-se não é a gravata que está fora de moda é o comportamento! Então, que os noivos saibam conduzir da melhor forma!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também