Fidel rompe silêncio sobre acordo: ‘Não confio nos EUA’

Fidel Castro se pronunciou pela primeira vez sobre o acordo de reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, anunciado em 17 de dezembro. O ex-ditador cubano, que se afastou do poder por problemas de saúde em 2006, disse que não confia nos Estados Unidos e que não participou das negociações.

"Não confio na política dos Estados Unidos nem troquei uma palavra com eles. Isso não significa – longe disso – uma rejeição a uma solução pacífica dos conflitos", escreveu Fidel em uma carta à Federação Estudantil Universitária. A mensagem foi lida na noite desta segunda-feira na televisão cubana.

A carta rompe um longo silêncio de Fidel Castro, que demorou mais de um mês para se manifestar sobre a histórica reaproximação diplomática anunciada pelo atual ditador cubano Raúl Castro, seu irmão mais novo, e pelo presidente americano Barack Obama. A ausência de Fidel durante o processo voltou a alimentar rumores sobre o estado de saúde do ex-ditador de 88 anos. O comandante da revolução cubana não aparece em público desde janeiro de 2014.

Apesar de 'não confiar' nos americanos, Fidel evitou criticar diretamente o acordo assinado entre Havana e Washington e defendeu em sua carta a cooperação com 'adversários políticos'. "Defenderemos sempre a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo e, entre eles, os nossos adversários políticos. É o que estamos reivindicando para todos", completou o ex-ditador.

Reaproximação – Em um acordo costurado durante 18 meses de negociações secretas no Canadá e no Vaticano, Obama e Raúl Castro concordaram em dezembro em deixar para trás décadas de hostilidades. As medidas do acordo afrouxam décadas de restrições comerciais e financeiras sobre Cuba, abrindo o país para as telecomunicações, construção e serviços financeiros dos EUA. Outros decretos também permitirão viagens de americanos à ilha sem terem de pedir permissão antes, desde que viajem por motivos de educação, religião ou outras razões aprovadas. O fim de todas as sanções, porém, ainda depende da aprovação do Congresso.

(Com agência France-Presse)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também