Festa de Natal para os moradores de rua

Na manhã desta quinta-feira (18), uma confraternização para celebrar os trabalhos e festejar o Natal e, também, contribuir para elevação da autoestima, reuniu no Cetremi (Centro de Triagem do Migrante) de Campo Grande cerca de 100 pessoas, entre moradores de rua ou em situação de vulnerabilidade social. Proporcionar um momento com dia de lazer, para os beneficiados e familiares, visando oferecer um retorno ao convívio social e familiar para esta população, foram os objetivos da atividade promovida pela Semju (Secretaria Municipal da Juventude), na quarta ação social festiva organizada pela pasta neste mês, que também incluiram na programação eventos natalinos a jovens internos de três Uneis (Unidades Educacionais de Internação) da Capital.

“Focamos na alegria, projeto de vida para eles serem diferentes ou que possam fazer sua diferença, acima de tudo no resgate da autoestima, para deixar esta vida difícil que tomou conta do dia-a-dia de cada um. Planejamos um dia diferente, de festa, com atrações de dança, música, um filme mostrando a valorização do ser humano e encerrando com um belo almoço, para exaltar que eles não são esquecidos, que são seres humanos e podem ter ou voltar a ter sua vida social e de saúde, como todo cidadão”, argumenta a titular da Semju, Marineuza Nascimento.

A secretária ressalta que a ação surtiu efeito e colhe os resultados. “Tivemos êxito atingindo bem os resultados. Podemos analisar como 100% positivo, estando estampadas no rosto de todos alegria e satisfação de estarem sendo beneficiados com a festa e produtos que conseguimos lhes presentear, com doações que recebemos”, disse Marineuza. O evento ocorreu das 8h às 12h, tudo realizado em parcerias, não havendo custo para a administração. Todos os 60 abrigados pelo Cetremi receberam ainda um Kit de higiene distribuído pela Semju.

Para Francisco Porfilho dos Santos, 38 anos, que veio de Curitiba-PR para Campo Grande, a ação é um incentivo e exemplo de vida a todos. “Todos nós temos oportunidade na vida, potencial, mas muitas vezes não nos são abertas diretamente. E aqui está sendo aberta pela Assistência Social do Cetremi e que cada vez temos que se inserir e nos espelhar para seguir em frente”, avaliou.

Já Wellington da Silva Santos, 26 anos, que veio de Dourados, há um ano está nas ruas da Capital e há um mês no Cetremi em tratamentos, agradece e reconhece além da festa do dia, a ação que resgatou sua vida. “Agradeço pelo trabalho deste grupo daqui, que me retirou da rua e das drogas, me ajudando e dando apoio. Me ajudou a recuperar minha vida para seguir em frente e a voltar no que eu era e buscar meus dois filhos”, declarou. 

Autoridades fazem parte do evento 

Várias autoridades estiveram presentes hoje no evento realizado pela Semju, onde se emocionaram com o depoimento de Anísio Fernandes, abrigado no Cetremi, que declarou que o evento serve de incentivo para que ele volte a sonhar. “Como para Deus nada é impossível, vemos nesta festa e no trabalho que recebemos aqui, que faz ver que o importante é não parar de sonhar ou ter condições como esta, para voltar a sonhar”, comentou.

Além da secretária de Juventude, Marineuza Nascimento e da titular da SAS Janete Belini, promotoras do “Natal no Cetremi”, estiveram presentes no evento o vereador Coringa (PSD), o presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), Carlos Magno, a diretora-presidente da Agetran Elizabeth Félix, e Cícero Ávila, diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho).

O vereador Coringa parabenizou as secretárias e a prefeitura da Capital pela iniciativa pioneira nas Uneis de Campo Grande. “Foi a primeira vez que um projeto teve iniciativa de entrar nas Unidades de internação para promover uma ação social com os internos e, hoje com esta nossa população, ressaltou a importância da parceria entre a Semju e a SAS através do empenho das secretárias Marineuza Nascimento e Janete Belini em estender o projeto ao Cetremi da Capital”, apontou.

O presidente da ABO também ressaltou o trabalho da secretaria. “A ABO fez parte, onde doou parte dos kits de higiene distribuídos pela Semju em todos os eventos que promoveu e, assim, ficamos muito gratos e realizados. Vemos os resultado e nos colocamos à disposição para continuar a parceria em futuros projetos da secretaria”, disse.

Bety Félix da Agetran e Cícero Ávila da Funsat também parabenizaram a equipe da Semju e deixaram uma mensagem de otimismo e esperança. Eles também reforçaram a intenção de se manterem unidos à Semju nos futuros projetos, demonstrando e reforçando a união entre as secretarias da gestão do prefeito Gilmar Olarte.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também