Faxina virtual já!

Todo início de ano é a mesma coisa. Para começar com o pé direito, tem gente que dá uma enxugada no guarda-roupa. Outros optam pela limpeza das más energias do próprio corpo, com banhos de sal grosso, ervas variadas e afins.

Já Paula Rizzo, blogueira de tecnologia do Disney Babble, se sente preparada para os desafios vindouros ao fazer uma baita faxina virtual. “Deleto tudo o que é duplicado ou não utilizo!”, diz.

Muita gente gosta da ideia da Paula, quer fazer o mesmo, mas não sabe por onde começar. Se a carapuça te serviu, pode ficar feliz! Lá vai um passo a passo para que seus equipamentos recuperem a agilidade de quando ainda estavam novinhos, como o ano que vai chegar!

Faça uma varredura e delete tudo aquilo que não utiliza mais: aplicativos, mensagens antigas, jogos, programas etc. Basta uma breve verificação mais atenta e você constatará: muita coisa ali já não tem mais a menor utilidade. Por isso, desapegue!

Verifique se possui arquivos duplicados, como os .zip após descompactados. “Se estiver na dúvida sobre a necessidade do programa, faça uma busca na internet. Para os dispensáveis, chovem reclamações!”, ensina Nicolas Correa, gestor administrativo e heavy user de equipamentos eletrônicos – é ele quem salva a pátria em casa quando o bicho pega nos computadores e celulares da família!
Delete arquivos temporários e registros em cache. Conforme utiliza programas e acessa a internet, muitos itens são mantidos na memória e prejudicam o desempenho das máquinas.

Mantenha a Área de Trabalho sempre clean! Quanto mais arquivos, mais lento ficará seu computador. “Se precisar de algo no desktop, crie um atalho. Mas nunca o deixe lá”, sugere Rizzo.

Tente algum dos vários programas e aplicativos destinados a essas limpezas. Para os computadores, vale tentar o TuneUp Utilities ou o CCleaner. Para smartphones com plataforma Android, Clean Master e Zapper Task Killer. Ambos são disponibilizados gratuitamente na PlayStore. Já para o iPhone, uma boa opção é o Checker.

Reconfigure seus programas para que não sejam iniciados junto com o Windows ou a plataforma que utiliza. “Isso também faz com que os aparelhos fiquem mais lentos”, diz Nicolas.

Sempre que instalar qualquer programa, certifique-se de desmarcar outros que você não deseja. Muitos vêm de carona e o pessoal adquire sem saber. Aquelas barras de navegação cheias de inutilidades são bons exemplos.
Procure salvar fotos, filmes e outros arquivos pesados em uma memória externa. O Dropbox e o Google Drive são ótimos exemplos de softwares na nuvem. Ambos possuem versões gratuitas e facilitarão muito sua vida, já que os arquivos salvos neles podem ser acessados de qualquer lugar – e isso inclui os smartphones! Além do mais, são excelentes backups.   

Não entendeu lhufas do que foi dito nesse tópico? Desvende mais sobre o assunto logo abaixo!

O coração de tudo

Em linhas gerais, os equipamentos possuem três tipos de memória, que são a parte responsável pela boa performance de qualquer máquina. Compreendê-las é importante para melhorar o uso no dia a dia:

Memória interna: aquelas que já vêm com o equipamento. Aparelhos mais simples e baratos costumam ter memórias internas menores. Além disso, boa parte é utilizada por programas essenciais, como a plataforma (Android, iOS, Microsoft), antivírus e contatos da agenda.
Memória RAM: é a capacidade que seu aparelho possui de rodar vários aplicativos ou programas ao mesmo tempo. Quanto maior a memória RAM, melhor o desempenho.

Memória externa: há várias opções para quem deseja expandir a capacidade de armazenamento. Os cartões de memória, por exemplo, são bem comuns em smartphones. Para notebooks, vale investir em um HD externo. E se você tem um bom acesso à internet, não deixe de utilizar as chamadas “nuvens”. Muitas são gratuitas e superpráticas. 

A regra geral é básica: quanto mais espaço “livre” nas memórias, melhor será o desempenho dos seus aparelhos!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também