Em plena época de vacinação, os postos de saúde de Campo Grande passam mais um vez por um período sem vacinas. Desta vez, há doses em falta da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e hepatite A, que devem ser aplicadas em crianças a partir dos 15 meses de idade. A previsão é de que essas vacinas sejam regularizadas a partir da próxima semana, mas ainda sem data marcada. No ano passado, o problema também foi recorrente na rede municipal de saúde.
Em pelo menos três postos de Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), nos bairros Cohab, Caiobá e Vila Piratininga, foi constatada a falta de três vacinas. Conforme o calendário nacional de vacinação, a de combate à hepatite A e tetraviral devem ser aplicadas aos 15 meses de vida.
Nesses locais, não tinha a vacina de combate à paralisia infantil e a Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, que deve ser aplicada aos 15 meses de vida e aos 4 anos de idade. Além dessas doses, a imunização contra a paralisia infantil deve ser feita nas três primeiras doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), a primeira aos 2 meses de vida, depois aos 4 meses e aos 6 meses.