Em reunião, governador Reinaldo garante que servidores não serão negativados

O governador Reinaldo Azambuja participou na manhã desta quinta-feira (12) de uma reunião com os representantes do Fórum Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, para discutir sobre as principais reivindicações das classes dos servidores públicos estaduais.

Ao lado do Secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, do Secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto de Assis e do Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o governador Reinaldo Azambuja apresentou aos servidores a ideia de formação de um fórum permanente do governo para discutir as demandas dos servidores públicos, que deverá ser apresentado até a primeira quinzena do mês de março.
Outro ponto discutido foi a questão da arrecadação e dos gastos do Estado, onde foi apresentado aos servidores uma redução de despesas em cada órgão público de Mato Grosso do Sul. “Governo deve ser eficiente na sua arrecadação, mas deve controlar seus gastos, ou seja, realizar um verdadeiro equilíbrio das finanças para oferecer melhores serviços à sociedade”, disse o governador.

Para contribuir com a melhoria dos serviços prestados pelo governo, será feito um levantamento dos servidores que estão cedidos a outros órgãos, onde o objetivo é realocar os servidores em sua função de origem, iniciativa que foi aprovada pelo Fórum.

Referente à redução de gastos do dinheiro público, Reinaldo reafirmou que não haverá aumento de tributos e que já está realizando uma revisão de todos os contratos que estão vigentes. “Vamos trabalhar para reduzir a carga tributária em vários setores da nossa economia, o que vai aumentar a competitividade do Estado junto aos grandes centros”, destacou o governador.

De acordo com os representantes do Fórum dos Servidores, a intenção do governo do Estado em manter um diálogo aberto com as categorias e suas representações, estabelece um novo modelo de negociação entre servidores e o governo.

 “O Fórum dos Servidores Públicos ficou desativado por algum tempo, mas por causa de dificuldades de diálogo com o governo anterior nós reativamos e hoje estamos iniciando um novo momento na questão do diálogo com o governo”, disse Alexandre Barbosa, o presidente do Fórum dos Servidores.

Empréstimos consignados e pagamentos
Durante a reunião, foram levantadas questões sobre os empréstimos consignados e o pagamento dos servidores. Reinaldo garantiu aos representantes do Fórum que nenhum servidor público será negativado por conta dos empréstimos realizados. “Nós não vamos deixar que nenhum servidor seja negativado”, disse.
 Ele deixou claro que o governo está estudando maneiraras de quitar as pendências com bancos e outras instituições financeiras. Além de quitar os R$ 51 milhões, o governo vai pagar cerca de R$ 1,5 milhão para duas instituições representantes dos servidores públicos estaduais.

Outro ponto discutido na reunião foi a manutenção do pagamento mensal dos servidores no dia 1º útil de cada mês. “Essa é uma determinação pessoal de que os pagamentos sejam realizados aos servidores sempre no 1º dia útil de cada mês”, destacou o governador.

Sobre os reajustes salariais, Reinaldo enfatizou que a ideia do governo é discutir de maneira igual para todos, mas sempre respeitando a particularidade de cada categoria. “Essa é uma maneira justa de dialogar de forma aberta com os servidores e com todas as categorias”, afirmou Reinaldo.

Por fim, o governador Reinaldo ainda solicitou que as entidades destacassem as prioridades de cada categoria para que sejam solucionados em curto, médio e longo prazo. “Nós temos o objetivo de organizar as estruturas do governo, queremos fazer isso da melhor maneira possível, pois nosso compromisso é com um Estado mais forte, competitivo e igual para todos”, finalizou.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também