A modelo Iara Ferreira, representante do Estado de Santa Catarina, é a campeã do Musa do Brasil 2016. A beldade superou outras 26 concorrentes que disputavam o título de "mulher mais bela do país". Monique Coelho, de Sergipe, ficou com o segundo lugar. Já a representante de Goiás, Skarllet Rosendo, foi eleita a terceira colocada.
Após três meses de inscrições e seleções, a final do concurso aconteceu no hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, e contou com uma boa dose de emoção para definir a campeã. Pela primeira vez na história do concurso, o júri técnico, formado por celebridades como a DJ Sabrina Boing Boing e a ex-BBB Angélica Ramos, anunciou as notas das candidatas "ao vivo" após cada uma delas desfilar pela passarela, com trajes de gala e depois com maiôs.
Para a surpresa de todos, o júri atribuiu notas iguais para Iara e Monique (cada uma delas ganhou três notas 9 e três notas 10 dos seis jurados, que avaliaram quesitos como beleza, desenvoltura e simpatia). Para desempatar, os jurados tiveram que escolher sua candidata favorita, e Iara Ferreira foi a campeã, ganhando R$ 36 mil em contratos publicitários e o direito de desfilar como musa da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi no Carnaval.
"Estou muito emocionada, muito feliz. Espero que o concurso me ajude a seguir nesse caminho, trabalhando como modelo, inclusive na carreira fitness", conta Iara, que tem 1,60 m de altura e um corpinho enxuto, apesar de o bumbum – a parte favorita de seu corpo – ostentar incríveis 100 cm.
E quem pensa que a loirinha quer apenas viver de aparência está muito enganado: Iara está no último ano do curso de psicanálise, e pretende se especializar em sexologia. "Quero ajudar as pessoas pensarem sobre prazer", explica.
Elas só pensam naquilo
Monique Coelho, representante de Sergipe, acabou ficando com o segundo lugar na decisão dos jurados. Com muita humildade, a morena disse que achou justo o resultado e que estava feliz, embora tenha segurado um pouco o choro logo após o anúncio oficial.
Assim como a campeã, Monique também quer ajudar as mulheres a falarem mais de sexo, e ela já faz isso com um canal sobre o assunto no YouTube, o "Monique Coelho Tarja Preta". "Eu espero que o concurso atraia mais mulheres para o meu canal, que está começando agora", explica a gata, dizendo que seu foco são as mulheres porque se trata de uma forma de "empoderá-las, de ensiná-las a falar mais sobre sexo".
Renata Alves, representante do Ceará e que já participou do Miss Bumbum 2014, ficou com o título de Miss Simpatia, um prêmio dado à candidata mais querida pelas concorrentes. Engraçada e desbocada, Renata realmente esbanjou simpatia. Primeiro que ela já era uma das musas mais chamativas do evento, trajando um vestido com um super decote que mal comportava seus seios siliconados. "Vim para causar mesmo e chamar atenção", disparou a loira.
Até mesmo durante o desfile ela não parava de falar. Ao ser comparada com Geisy Arruda pelo apresentador e um dos organizadores do evento Eduardo Graboski, a musa deu um grito do fundo do palco: "Tá louco?", indagou ironicamente, antes de caminhar pela passarela em meio aos risos da plateia, interagindo com o público e sorrindo.
Já Kamilla Covas, do Amazonas, foi eleita Musa Revelação, prêmio dado à participante que mais se destacou na mídia. Ao subir ao palco para pegar a faixa, Kamilla acabou protagonizando um momento marcante do evento. A modelo estava usando peruca, porque cortou seus cabelos para uma doação feita durante o Outubro Rosa. Encorajada pela ex-BBB Angélica, que também é "careca", a modelo tirou a peruca e posou para fotos com seu cabelo natural. "Você tem um rosto lindo, e serve para provar que uma mulher careca também pode mostrar sua beleza", discursou Angélica ao microfone, antes de Kamilla tirar a peruca timidamente e posar para as fotos, sob aplausos do público.