As pesquisas de intenção de voto deste período pré-eleitoral têm um destaque, para nomes mais conhecidos da política. A pesquisa do Instituto Vale Consultoria e Assessoria feita entre os dias 1º e 15 de outubro deste ano entrevistou 1.356 eleitores residentes nas sete regiões urbanas de Campo Grande.
Apesar de já ter afirmado, inclusive publicamente, que não sairá candidato à prefeitura da Capital, o ex-governador André Puccinelli (PMDB) é o primeiro colocado em intenção de votos na pesquisa espontânea, com 10,76% das respostas. Outro ex-prefeito aparece em segundo lugar, Nelsinho Trad (PTB) com 8,41%, seguido do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) com 6,33% e Alcides Bernal com 3,26%. Zeca do PT fica com 1,62% das intenções e o Juiz Odilon de Oliveira com 0,59%. Faltando pouco menos de um ano para as eleições, 45,36% dos entrevistados, no entanto, não sabem ou se sentem indecisos em apontarem um nome.
Cenários diferentes revelam disputa entre irmãos A pesquisa fez levantamentos em três cenários diferentes para a estimulada – quando são apresentados nomes para os entrevistados. Em todos, velhos nomes conhecidos da política são apontados como preferidos.
No cenário I, ainda com André Puccinelli, ele é líder com 21% das intenções de voto, seguido de Nelsinho Trad com 20% e Alcides Bernal com 18%, o que caracterizaria um empate técnico, considerando a margem de erro de 2,4% para mais ou para menos. Nesse cenário, em uma eventual disputa com o irmão, Marquinhos tem 15% das intenções.
No segundo cenário, sem o nome do ex-governador, o ex-prefeito Nelson Trad Filho aparece como favorito com 34% das intenções. São 11 pontos percentuais à frente do atual prefeito Alcides Bernal, que tem 23% das respostas positivas.
Os seis primeiros fecham com a vice-governadora Professora Rose (PSDB) com 7%, Zeca do PT com 6% empatado com o ex-deputado federal Edson Giroto, que também tem 6% das intenções de votos. Em outro cenário, sem o nome do ex-prefeito, Marquinhos Trad lidera a pesquisa estimulada com 30% das intenções de voto frente a 26% para Alcides Bernal. Rose Modesto cresce para 9% e Edson Giroto para 8% neste cenário e Zeca do PT fica com 7%.