Faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2016, Dourados –a 228 km da Capital–, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, começa a delinear os possíveis nomes para disputar a sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB). A pesquisa de intenção de votos, assuntos políticos e administrativos, foi realizada pela Projeção/Vale na cidade entre os dias 19 e 21 de outubro, com 510 eleitores, e é assinada pela estatística Lucia Ruiz.
Entre os primeiros colocados, tanto na espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, quanto na estimulada, a preferência do eleitorado é por nomes já conhecidos pela população douradense. Na pesquisa espontânea, aparece o suplente de deputado federal e radialista Marçal Filho (PSDB) com 15% das intenções de votos.
Já a vereadora Délia Razuk (PMDB) aparece em seguida, com 12% com o também peemedebista, deputado federal Geraldo Resende, figurando com 10% das intenções de votos. O PT tem o nome do deputado estadual Laerte Tetila com 9% da preferência dos douradenses. Já o deputado estadual Zé Teixeira tem 3% das respostas. O deputado estadual Barbosinha (PB) tem o mesmo percentual do vereador douradense Marcelo Mourão (PSD), isto é, 2%.
Na pesquisa estimulada, onde o entrevistador apresenta os possíveis nomes de pré-candidatos, Marçal continua a frente porém com o crescimento considerável de 10 pontos percentuais, alcan- çando 25% da preferência. O mesmo acontece com a vereadora Délia Razuk que obteve 22% das respostas. Geraldo Resende passa a ter 17% da preferência, seguido por Tetila com 16%. Zé Teixeira fica com 7%, Mourão com 3% e Barbosinha permanece com 2% das inten- ções. Também foi apontado o nome do empresário Adão Parizotto na estimulada, com 0,35 das respostas.
Número de indecisos praticamente zera na estimulada O número de eleitores indecisos ao responderem a pesquisa de forma espontânea é de 38%. Esse nú- mero, no entanto, é de apenas 1,65% quando são apresentados nomes aos eleitores. O percentual de nenhum, branco ou nulo é de 5% e 6% respectivamente.