Dinheiro traz satisfação, mas não necessariamente felicidade, diz estudo

Todo mundo provavelmente já perdeu uma ou mais noites de sono pensando, fazendo contas e tentando achar alguma forma para quitar uma dívida, pagar por um conserto ou comprar determinada coisa que custava muito mais do que as suas parcas condições financeiras permitiam.

Bem, talvez quase todo mundo: as pessoas que são ricas dificilmente se preocupariam com esses problemas cotidianos, segundo um estudo publicado no jornal científico americano Social Psychological and Personality Science.

Satisfação não é felicidade

Várias pesquisas já foram feitas para provar que alguém que tem muito dinheiro é mais satisfeito com sua vida do que uma pessoa pobre, uma vez que todas as suas necessidades podem ser realizadas mais facilmente. No entanto, estar satisfeito é muito diferente de estar feliz.

“Utilizando os mais sofisticados meios de mensuração do bem-estar emocional em uma pesquisa de larga escala entre a população americana, nós descobrimos que indivíduos ricos reportaram menos tristeza, mas não mais felicidade durante suas atividades diárias”, escreveu Kostadin Kushlev, um dos autores do artigo científico.

A pesquisa foi realizada com mais de 12,2 mil participantes, separados em 16 grupos de controle, que avaliaram três atividades aleatórias do seu dia a dia em uma escala de felicidade que variava de 0 (nenhum pouco feliz) a 6 (plenamente feliz).

Resolvendo problemas

Como exemplo, o artigo cita o caso do reparo de um telhado com algum tipo de infiltração. Alguém abastado simplesmente pode pagar para outra pessoa consertar. Já o pobre vai ter que conviver com aquele problema até ter dinheiro para resolvê-lo, ou vai ter que consertá-lo pessoalmente, o que ainda assim pode gerar um custo que ele talvez não tenha condições de pagar de imediato.

O fato de não ter muito controle sobre as dificuldades da vida dá ao pobre uma maior sensação de tristeza e insatisfação do que ao rico. Em compensação, talvez por não precisarem se esforçar tanto para atingirem os seus objetivos, as pessoas com muito dinheiro acabam não se sentindo tão felizes e realizadas quando os alcançam.

Aparentemente, os abastados não sabem saborear os simples prazeres da vida tão bem quanto os mais desafortunados financeiramente, o que faz com que eles se sintam menos felizes do que deveriam, no final das contas.

Esse estudo seria a prova de que dinheiro realmente não traz felicidade?

FONTE(S)Social Psychological and Personality Science

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também