Detran-MS abre 60 vagas para curso de formação de instrutor de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul(Detran-MS) abriu, nesta segunda-feira (11), inscrições para o curso de formação de instrutor de trânsito em Campo Grande. Segundo o órgão, são oferecidas 60 vagas. O curso terá carga horária total de 210 horas/aulas.

As disciplinas que compõem o curso são fundamentos da educação, didática, língua portuguesa, legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e medicina do tráfego, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito, psicologia aplicada à segurança no trânsito, noções sobre o funcionamento do veículo e duas e quatro rodas/mecânica básica, prática de direção veicular, noções de engenharia de tráfego, atendimento à diversidade, noções de tecnologias aplicadas à educação, ética profissional, orientação para prática de ensino supervisionado e prática de ensino supervisionado.

Para ingressar no curso, o interessado deve ter 21 anos de idade ou mais, ser habilitado, no mínimo, há dois anos, ter ensino médio completo e aprovação em avaliação psicológica para fins pedagógicos. Para ser instrutor de trânsito, o candidato deve também possuir, no mínimo, um ano de CNH categoria “D”, não ter sofrido penalidade de cassação de CNH e não ter cometido infração de trânsito gravíssima nos últimos 60 dias.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio pelo site www.detran.ms.gov.br , no link educação/setor de cursos. O candidato deve pagar taxa de 4,30 Uferms (hoje, valor equivalente a R$ 91,46) e agendar avaliação psicológica para fins pedagógicos até o dia 25 de maio, das 7h30 às 13h (de MS), pelos telefones (67) 3368-0107, 3368-0177 e 3368-0330.

Conforme o Detran, a avaliação psicológica será realizada no dia e hora agendados no bloco 10, setor de psicologia, na sede do órgão, que fica na MS-080, km 10 (saída para Rochedo), em Campo Grande.

Quem for considerado “apto” na avaliação psicológica deverá efetuar o pagamento de guia de 36,46 Uferms (hoje, valor equivalente a R$ 775,50) e apresentar comprovante no ato da matrícula.

No ato da matrícula, além da guia de 36,46 Uferms paga, o candidato deve apresentar originais e fotocópias de RG, CPF, comprovante de residência, CNH, certificado de conclusão de escolaridade de ensino médio e laudo de avaliação psicológica para fins pedagógicos com resultado “apto”.

A matrícula será realizada no dia 3 de junho, no bloco 19, setor de cursos da sede do Detran, das 8h às 13h. Quem mora no interior do estado deve se matricular na agência do Detran do seu município também até o dia 3 de junho.

As aulas serão realizadas entre 8 e 18 de junho, de segunda a sábado, no bloco 19 do Detran, das 18h30 às 22h55 (de segunda a sexta) e das 8h às 18h55 (aos sábados). No primeiro dia do curso, a aula começará às 18h.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também