Depois de a Câmara Municipal ter vetado o projeto do Executivo que concedia reajuste de 9,57% aos servidores municipais, o índice a ser apresentado em novo projeto será bem menor, de apenas 2,97%. A informação foi divulgada pelo prefeito Alcides Bernal (PP), nesta quarta-feira (6).
“É uma pena não terem aprovado o projeto porque ele estava todo escrito. Parece que a Câmara não está disposta a ajudar”, declarou Bernal. Se aprovado, o valor será pago a partir de maio.
Por ser ano eleitoral, a legislação não permite a concessão de reajuste salarial depois do dia 5 de abril. O projeto pode até ser apreciado em outro momento, desde que o reajuste fique abaixo da inflação daquele ano. Neste caso, de janeiro a março de 2016.
PROJETO
A proposta do Executivo era que o reajuste de 9,57% fosse registrado na folha de maio para ser pago, a partir de junho, de forma escalonada.
Servidores com referência de 1 a 7 receberiam reajuste integral em maio. Os de referência 8 a 10 receberiam 5,57% em maio e a diferença em dezembro. Para os trabalhadores de referência 11 a 16, o reajuste seria de 3,57% no mês cinco e o restante também no fim do ano.
OUTROS TRÊS PROJETOS
Bernal apresentou, na terça-feira (5), outros três projetos que beneficiam as categorias dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os três não mencionam reajustes, mas sim mudanças na tabela de referência, o que facilitaria futuras negociações.
O projeto dos médicos foi retirado de pauta. Já os outros dois ainda serão apreciados.