O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) atendeu ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado no início do mês de março ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para prorrogar por mais 90 dias a exigência dos novos extintores veiculares ABC.
Essa decisão foi tomada durante a reunião do Conselho nesta quarta-feira (25/03). Com a publicação no Diário Oficial da resolução 521/2015, a nova data será 1° de julho de 2015.
O motivo para essa prorrogação é a falta do equipamento de segurança para venda no mercado. O Ministro Kassab e o Denatran querem garantir que os motoristas não sejam prejudicados diante da dificuldade de adquirir o equipamento de segurança.
Antes da primeira prorrogação do prazo, realizada em janeiro deste ano, o Dourados News mostrou que os motoristas corriam atrás do produto nas lojas especializadas da cidade, veja aqui.
DIFERENÇA ENTRE EXTINTORES
A diferença entre o antigo e o novo extintor é significativa. Segundo pessoas do ramo, o conhecido como BC costumava dar muito problema na válvula e não era eficaz para princípios de incêndios. Já o novo consegue resolver 100%, apaga o fogo em vários materiais.
Outra vantagem acontece em relação a troca da carga. No extintor ABC é feita por períodos bem maiores que no antigo, ou seja, após cinco anos, bem diferente do BC que ocorre anualmente.
Além desses fatores, os lojistas apontaram que um detalhe que deve ser observado na hora de comprar o extintor ABC é o manômetro, que não deve estar vermelho e também a data de vencimento.